Hoymiles expandirá tecnologias que vão além dos microinversores 

Bo Yang, CEO da companhia, revela ao Canal Solar quais são os planos da empresa para os próximos anos
Hoymiles expandirá tecnologias que vão além dos microinversores
Bo Yang, CEO da Hoymiles. Foto: Divulgação

A Hoymiles é uma fabricante chinesa especializada em soluções MLPE (Module-Level Power Electronics) para investidores solares globais e usuários finais e que tem se notabilizado pela comercialização de microinversores para o mercado internacional.

Fundada no Laboratório Nacional de Eletrônica de Potência da China, com sede na Universidade de Zhejiang, a empresa não só vem expandindo seu faturamento ano a ano como também vem se consolidando como uma importante companhia do setor fotovoltaico internacional. 

Em entrevista ao Canal Solar, Bo Yang, CEO da Hoymiles, contou que a empresa já trabalha com a implantação de novas tecnologias para agregar valor ao mercado

Durante a conversa, o executivo global da corporação também falou sobre a importância do surgimento de novas empresas no setor de energia solar que vem de outros segmentos, da pressão da concorrência no segmento de microinversores e de assuntos relacionados ao futuro da eletrônica de potência de nível modular.

Confira abaixo a entrevista:

Desde a sua fundação, a Hoymiles tem focado em energia solar distribuída. Como a empresa vem trabalhando para conseguir superar os desafios e as mudanças que ocorrem no setor?

Nos últimos cinco anos, o setor de energia solar tem educado o público sobre o conceito de energia solar distribuída. Atualmente, um número cada vez maior de pessoas está conhecendo a energia solar distribuída e aceitando mais esse conceito. 

Nos próximos cinco anos, acredito que devemos ser mais voltados ao cliente. Primeiro, porque a energia solar distribuída pode ser usada em vários cenários, como telhados de residências ou fábricas. 

Em particular, os telhados de fábricas geralmente são diferentes. Portanto, é essencial ter soluções diferentes para todas estas condições. 

Segundo, porque a energia solar distribuída precisa ser segura, eficiente e de fácil operação e manutenção. Isso significa que precisamos sempre atualizar nossos produtos, para proporcionar aos clientes a melhor experiência e a mais alta capacidade de geração de energia. 

Por fim, precisamos realizar mais pesquisas sobre diferentes mercados, fornecendo serviços localizados, como experiências de produtos e cenários de uso, que variam entre países e regiões.

Recentemente, várias políticas têm sido emitidas sobre segurança de produtos de energia solar distribuída na China e em outros países. Como essas políticas afetaram o mercado?

Como os produtos de energia solar distribuída continuam a ser desenvolvidos, os usuários poderão enfrentar problemas com a segurança e a capacidade da geração de energia. 

Muitas agências governamentais e organizações do setor têm conhecimento desses problemas e os regulamentos e normas que criam para tratá-los podem ajudar o setor a se desenvolver e ter maior aceitação por parte do público. 

No geral, as políticas que regem a energia solar distribuída ajudam a impulsionar o desenvolvimento de produtos e de eletrônica de potência de nível modular.

A Hoymiles é uma das principais fabricantes de microinversores da China. Na sua opinião, a estratégia de depender de microinversores como o principal produto não afeta o desenvolvimento presente e futuro da companhia?

Sempre acreditamos que a energia solar distribuída representa o futuro do setor de energia solar. Por isso, temos nos empenhado em desenvolver produtos de eletrônica de potência de nível modular altamente eficientes e seguros. 

Desde a nossa fundação em 2012, acompanhando o rápido desenvolvimento da energia solar distribuída, a Hoymiles tem crescido de forma acelerada e já acumulou dez anos de experiência, o que é uma vantagem única. 

Aproveitaremos essa vantagem para melhorar produtos e tecnologias, fazendo atualizações constantes para garantir que a Hoymiles mantenha sua vantagem tecnológica. Esperamos chegar a número um no campo dos microinversores e criar mais valor para os nossos clientes.

Existe alguma pressão da concorrência no setor global de microinversores?

Bem, a concorrência e o estresse constantes são inevitáveis, pois escolhemos nos estabelecer no setor de microinversores. Acredito que, só para entrar no setor, já existam barreiras técnicas a superar. 

Para nos mantermos entre as principais empresas do setor, também sentimos a pressão constante de avançar e melhorar cada vez mais. Porém, a Hoymiles desfruta de vantagens únicas. 

Somos um dos principais fornecedores globais de microinversores e nossa experiência no setor e vantagens técnicas têm ajudado a manter essa pressão em um nível mínimo.

Qual é a sua opinião sobre o surgimento atual de várias empresas de energia solar que começam a expandir para outras áreas na cadeia de valor ou até mesmo entram em outros setores?

As empresas tomarão decisões diferentes. Mesmo assim, a Hoymiles manterá o foco no setor de eletrônica de potência. Deste modo, pode ser que expanda suas operações, incluindo produtos upstream e downstream, como microinversores e inversores híbridos. 

Podemos partir de baixa potência, média potência e alta potência, e também conectar a redes inteligentes feitas de muitos conversores.

Como inversores mudam quando módulos fotovoltaicos mudam, temos que nos concentrar nos setores upstream e downstream, incluindo a interação e o desenvolvimento de módulos solares e aplicações downstream. Isso confirma o compromisso de longo prazo da Hoymiles em se tornar uma das principais parceiras em energia inteligente no mundo.

Quais são as vantagens dos novos inversores de armazenamento de energia que a Hoymiles lançou este ano? O armazenamento de energia se tornará uma nova fonte de receita para a empresa?

O produto principal da Hoymiles é o microinversor e como o sistema acoplado CA é um add-on natural em sistemas fotovoltaicos de micro inversores que vêm com funções de armazenamento de energia, faz sentido que a Hoymiles entre neste mercado. 

A Hoymiles oferecerá aos clientes novas opções de inversores de armazenamento de energia, pois eles funcionam bem com microinversores para criar um sistema de ponta completo. Ao mesmo tempo, também temos soluções de armazenamento de energia para clientes com sistemas de inversor string tradicional. 

Então, a Hoymiles oferece uma ampla gama de soluções de armazenamento com tecnologia de ponta para atender às demandas do mercado. Acredito que nosso sistema de armazenamento de energia será altamente competitivo no mercado.

A Hoymiles pensa em lançar outros produtos além do microinversor, do armazenamento de energia e do dispositivo de desligamento rápido?

Definitivamente. A Hoymiles tem muitos objetivos de desenvolvimento em diferentes momentos. A empresa pretende adotar uma abordagem dupla no curto prazo, manter a competitividade principal dos microinversores, ingressar em mercados de diversos países e criar produtos para atender às exigências locais. Ao mesmo tempo, os inversores de armazenamento de energia oferecerão mais soluções em energia para nossos clientes.

No entanto, a Hoymiles é uma empresa que sempre se dedicou à tecnologia de eletrônica de potência e produtos relacionados a médio e longo prazo. No setor de novas energias, sem dúvida a Hoymiles avançará no desenvolvimento de conversores de energia de médio a grande porte. Na perspectiva de longo prazo, além do setor de novas energias, exploraremos mais setores, como o de redes inteligentes. Sem dúvida entraremos em mais setores.

Na sua opinião, qual será o futuro da eletrônica de potência de nível modular? Essa área terá algum avanço tecnológico relevante nos próximos cinco anos? Quais são os desafios técnicos da Hoymiles?

Acredito que são necessárias melhorias na eletrônica de potência de nível modular e, atualmente, não existem entraves que impeçam isso. Acredito que, como os clientes valorizam a segurança e a eficiência na energia solar residencial, a eletrônica de potência de nível modular chegará ao topo do setor de eletrônica. 

E o ideal de “três pontos altos e um baixo” também será desenvolvido de forma significativa. É por isso que o mercado é interessante. A concorrência no mercado por tecnologia de alta qualidade beneficiará o crescimento do mercado e da Hoymiles, pois a Hoymiles sempre confiou na tecnologia para chegar ao desenvolvimento. 

Desde o início, a Hoymiles tem se dedicado à eletrônica de potência de nível modular. Após anos de desenvolvimento, tornou-se experiente e tecnologicamente capaz, o que também é uma vantagem competitiva.

A Hoymiles emprega hoje mais de mil pessoas, e todos os membros das principais equipes técnicas são especialistas em suas respectivas áreas. Como a Hoymiles atrai, desenvolve e produz pessoas?

Acredito que a cultura e o ambiente da empresa podem explicar porque as pessoas decidem entrar. No início da empresa, a equipe da Hoymiles era composta em grande parte de formandos da Universidade de Zhejiang. Era um ambiente de confiança mútua e de empresa familiar. 

A cultura de equipe da Hoymiles é centrada principalmente em um ambiente honesto e amigável, no qual geralmente debatemos e discutimos problemas. Embora a empresa tenha crescido, o ambiente se manteve o mesmo. Todos na Hoymiles ainda lembram do objetivo original. Na Hoymiles, não existem hierarquias; todos trabalham em harmonia.

Por outro lado, acredito sinceramente em “deixar indivíduos profissionais realizarem um trabalho profissional”. Por exemplo, nossa equipe de P&D consegue atrair inúmeros profissionais fantásticos devido às habilidades técnicas de alto nível. 

Após iniciar o trabalho na área de P&D, novos contratados descobrem que podemos atender suas necessidades básicas e ajudar continuamente no desenvolvimento de suas habilidades.

Por isso, acredito que, além de focar nos holerites, os jovens de hoje também querem explorar as atividades que gostam. Na Hoymiles, todas as pessoas trabalham felizes e seus esforços beneficiam imensamente a empresa.

Atualmente, a Hoymiles possui subsidiárias nos Estados Unidos, Austrália e Holanda. Vocês vão continuar a focar em marketing localizado e estabelecer novos centros de P&D?

Sim, vamos. A Hoymiles deve começar a agir como uma empresa internacionalizada se quiser realmente crescer. Os atributos dos produtos da Hoymiles podem explicar porque a empresa registrou vendas mais altas no exterior. 

O mercado global é um dos nossos setores mais importantes. Além da localização de todos os produtos, será feita a localização do serviço e da força de trabalho. 

Sendo assim, acredito que nossas equipes de vendas, serviços e produção devem ser todas localizadas primeiro. Conforme a empresa crescer, também localizaremos nossa área de P&D.

Quais são os benefícios de a Hoymiles se concentrar no mercado global?

Em retrospecto, aproveitamos oportunidades de negócios no mercado global, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. A forma como os produtos funcionam, se são movidos a energia solar ou não, é essencial. 

Deve haver garantia de boa qualidade, bom desempenho e confiabilidade. Lembro que criamos a equipe de P&D em 2012 e disponibilizamos nossos produtos em 2016. As fases iniciais foram bem lentas, e lembro de várias pessoas me perguntando, “Por que está tão lento?” Na verdade, desejamos garantir o calibre de nossos produtos. 

Acredito que um bom vinho não precisa de alarde. Por fim, graças aos nossos produtos confiáveis e de alto desempenho, conquistamos o reconhecimento de clientes europeus e americanos. Eles gostam dos nossos produtos e alguns até acreditam que eles estão em paridade com os principais e até os mais avançados produtos europeus e americanos. 

Por isso, a Hoymiles se desenvolveu gradualmente. Quanto às vantagens da Hoymiles, classificaria o produto como a vantagem principal e em seguida, a marca.

Algumas empresas focam nos mercados e em design de produto, e optam por OEMs para fabricar os produtos. Mesmo assim, a Hoymiles fabrica seus próprios produtos. Por quê?

São “dois motores”, como costumo dizer. Se a área de P&D representa o nível da tecnologia de ponta da Hoymiles, fabricar representa a qualidade. Para garantir a segurança da cadeia de fornecimento, a qualidade dos produtos e o controle de qualidade de saída, fabricamos todos os nossos produtos.

Um sistema de dados de produção e P&D é exigido para produtos avançados. Ao aplicar diferentes processos para aumentar a automação, por exemplo, podemos garantir uma baixa taxa de falhas e uma alta estabilidade do produto. 

Como fabricamos tudo internamente, também é mais fácil supervisionar a produção, fazer a programação e as vendas enquanto atendemos aos diversos requisitos dos clientes. A integração entre P&D, produção e vendas ajudará a empresa a crescer mais do que só com produção.

Na sua opinião, qual é o potencial da Hoymiles para um desenvolvimento global?

Os microinversores da Hoymiles conquistaram reputação global, mas ainda não ampliamos o suficiente. A Hoymiles continuará a focar em microinversores porque clientes globais nos conhecem pelos microinversores. 

Ao mesmo tempo, lançaremos produtos da Hoymiles e continuaremos a pesquisar mercados internacionais, ao mesmo tempo focando mais em serviços de localização e oferecendo diversos serviços para clientes em locais diferentes.

Foi mencionado que a Hoymiles será uma empresa multinacional e que os produtos e serviços serão globais. Quais estratégias serão adotadas ao longo dos próximos anos anos?

O principal plano da Hoymiles nos próximos cinco anos é continuar a focar em novas energias, que incorporam dois aspectos: a energia solar com microinversores como essência, e o armazenamento de energia.

Vamos desenvolver produtos para atender a diferentes aplicações nos próximos cinco anos, e necessitamos de várias bases de produção e equipes de vendas. Toda região tem sua própria cultura e características distintas.

Para atender às necessidades dos clientes, devemos localizar os produtos. Teremos muito trabalho no futuro. Esta estratégia é de longo prazo. Contudo, acredito que conquistaremos nosso objetivo estratégico em cinco anos.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal