Ilumisol apresenta linha de microinversores e soluções híbridas

Empresa está ampliando seu portfólio de produtos e serviços para o mercado fotovoltaico brasileiro
22-09-23-canal-solar-Ilumisol apresenta linha de microinversores e soluções híbridas
Soluções da Ilumisol expostas na Intersolar South America 2023. Foto: Ilumisol/Divulgação

Com foco em tecnologia e inovação, a Ilumisol anunciou que está ampliando a sua carteira de clientes, oferecendo novidades em seu mix de produtos e serviços para o mercado brasileiro.

Entre os destaques estão os microinversores, equipados com recursos avançados de tecnologia como monitoramento remoto individual dos módulos fotovoltaicos e maior tolerância à sombreamento.

Além disso, a empresa enfatizou que os equipamentos possuem uma das maiores eficiência do mercado, assistência técnica especializada e instalação e troca rápida em caso de manutenção se necessário.

Com relação ao monitoramento remoto dos painéis, o recurso permite aos usuários terem informações detalhadas em tempo real sobre o desempenho de cada painel. Dessa maneira, é possível identificar problemas ou quedas de eficiência específicas, facilitando a manutenção e o diagnóstico de possíveis falhas.

Tolerância à sombra

Segundo a fabricante, ao contrário dos inversores tradicionais, que são fortemente afetados negativamente por sombras em apenas um painel, os microinversores da Ilumisol possuem um design que minimiza o impacto das sombras em todo o sistema, garantindo assim a máxima geração de energia, mesmo em condições de sombreamento parcial.

“A alta eficiência energética é um dos principais diferenciais dos microinversores da Ilumisol. A tecnologia avançada de conversão maximiza a quantidade de energia gerada pelos módulos fotovoltaicos e contribui para a redução dos custos a longo prazo”, destacaram.

Microinversor da Ilumisol. Foto: Reprodução
Microinversor da Ilumisol. Foto: Reprodução

Sistema híbrido

Matheus do Carmo, analista de P&D da Ilumisol, explicou sobre essa nova opção que chega ao catálogo da companhia: “O sistema híbrido solar é formado principalmente por quatro elementos: inversor híbrido, módulos, rede elétrica e baterias. Sua instalação é muito semelhante ao sistema convencional, o grande diferencial é que junto ao sistema fotovoltaico temos as baterias”.

“O inversor é capaz de gerenciar o fornecimento de energia necessária tanto para a carga, que pode ser uma residência ou uma indústria, quanto para as baterias, controlando seu carregamento e descarregamento conforme necessário”, acrescentou.

Conforme ele, esse é um sistema conectado à rede elétrica (on-grid) integrado com um sistema de armazenamento de energia. “Tanto para períodos noturnos quanto para casos de queda de energia, as baterias garantem autonomia e economia para o cliente”.

“É importante considerar que o tempo de autonomia da bateria é proporcional ao tamanho do banco de baterias. Quanto maior o banco de baterias, mais disponibilização de energia você vai ter”, pontuou Carmo.

Instalação e manutenção

De acordo com a Ilumisol, o processo de instalação do sistema fotovoltaico híbrido é praticamente igual aos demais, porém é necessário disponibilizar um ambiente para o armazenamento das baterias junto ao inversor.

Esse local deve ter circulação de ar e ser protegido da chuva – umidade. “Não é recomendado um espaço confinado, precisando existir circulação de ar e proteção contra entrada de água”, sinalizou o especialista.

“O consumidor conta com a autonomia das baterias em caso de queda de fornecimento de energia por parte da concessionária e da mesma forma que o sistema fotovoltaico tradicional recebe manutenção, no híbrido não seria diferente. Porém os cuidados na manutenção de um sistema fotovoltaico híbrido se estendem também para o banco de baterias”, relatou.

Sistema fotovoltaico off-grid

A empresa ainda enfatizou que com a chegada do sistema híbrido no portfólio da Ilumisol, o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos off-grid é viabilizado. Devido a integração da bateria e inversor híbrido é possível ter um sistema que fornece energia de maneira ininterrupta, mesmo nos períodos noturnos.

O analista de P&D explicou que o sistema off-grid é idêntico ao convencional, porém não precisa da rede para seu funcionamento, garantindo autonomia ao usuário.

“Estamos falando, por exemplo, de ilhas que não se chega energia ou fazendas extremamente longes dos grandes centros que não contam com energia, assim por meio desse sistema temos o fornecimento de eletricidade garantido”, concluiu.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal