A Ingeteam é a primeira empresa a receber validação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para um modelo matemático de usinas fotovoltaicas.
A validação dos modelos é crucial para a confiabilidade e eficiência da geração fotovoltaica, pois garantem que as usinas operem de forma segura e integrada à rede elétrica, permitindo simulações precisas em diferentes cenários.
Entre os benefícios dessa aprovação estão a conformidade regulatória, segurança operacional, otimização da geração de energia e maior credibilidade para investimentos.
Por outro lado, a ausência dessa validação pode resultar em restrições operacionais, riscos de desconexão, incertezas na geração e prejuízos financeiros.
Segue o trecho publicado no Relatório de Análise de Perturbação RAP-ONS 0012/2023
“Destaca-se também que a referida base de dados, na sua revisão 1, de janeiro de 2025, incorporou o primeiro modelo matemático de usinas fotovoltaicas oriundo do processo de validação originado através do Relatório de Análise de Perturbação RAP-ONS 0012/2023.
Esse modelo matemático representa todos os inversores atualmente implantados da Ingeteam, mais especificamente as plataformas INGECON SUN series B e C, família de inversores e de PPC que compreende a 21% da potência instalada de geração fotovoltaica no horizonte de curto prazo.
No total, foram associados a 2098 MW, isto é, 84,6% da potência dos parques que possuem o equipamento, o modelo validado e parametrizado de acordo com os dados encaminhados ao ONS pelos Agentes Operadores.”
Sobre a Ingeteam
A Ingeteam é formada por uma equipe de mais de 3.500 pessoas em 15 países, com mais de 80 anos de experiência no fornecimento de soluções para eletrificar a sociedade de forma inovadora e sustentável, por meio de tecnologia de ponta especializada na conversão de energia elétrica.
A companhia aplica tecnologia de máquinas elétricas rotativas, eletrônica de potência e eletrônica de controle e automação nos setores eólico, fotovoltaico, hidrelétrico, armazenamento de energia em baterias, redes inteligentes, tração ferroviária, mobilidade elétrica, naval, água, aço, mineração e hidrogênio verde.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.