2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Iniciativa visa atrair indústrias para programa de eficiência energética

PotencializEE busca reduzir 1,1 milhão de toneladas de CO2 emitidos pelas PMEs industriais do estado de SP

Autor: 15 de fevereiro de 2023Setor Elétrico
3 minutos de leitura
Iniciativa visa atrair indústrias para programa de eficiência energética

O PotencializEE é um programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável. Foto: Freepik

O programa PotencializEE concluiu uma série de cinco workshops com o objetivo de reunir sugestões, sob a perspectiva da indústria brasileira, para aperfeiçoar o PEE (Programa de Eficiência Energética) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e das distribuidoras de energia.

A ação leva em conta que, embora seja atribuído ao setor industrial mais de 40% do consumo de energia no Brasil, apenas 42 dos mais de mil projetos desenvolvidos nas duas últimas décadas tiveram foco na indústria.

A iniciativa, coordenada pela GIZ, Agência Alemã de Cooperação Internacional, conta com o apoio da ABESCO (Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia).

“O PotencializEE está apresentando um novo caminho para a inserção da indústria no PEE. Acreditamos que concessionárias de energia, ANEEL e nós, de forma conjunta, podemos ser grandes potencializadores desta ação”, afirmou Bruno Herbert, presidente da ABESCO.

Atualmente, o setor industrial é responsável por cerca de 41% do consumo de energia elétrica no Brasil, com 573 mil unidades consumidoras, e, de acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), a energia total gasta com motores elétricos, refrigeração, ar-comprimido e iluminação pode representar mais de 50% dos custos com energia elétrica de uma empresa, fazendo com que o consumo eficiente se torne uma prioridade.

Após cerca de 20 anos do PEE e mais de mil projetos de Eficiência Energética realizados, somente 42 foram voltados para indústrias. “Esse número reduzido demonstra a clara necessidade de levarmos a conscientização sobre eficiência energética também para as indústrias”

“E é justamente esse o objetivo do apoio da ABESCO, ou seja, contribuir para que o Programa de EE da ANEEL atraia cada vez mais indústrias interessadas em conhecerem as ações da eficiência energética”, completou.

Programa PotencializEE

O PotencializEE é um programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado em parceria com a GIZ Brasil. O mesmo tem como meta reduzir 1,1 milhão de toneladas de CO2 emitidos pelas PMEs (Pequenas e Médias Empresas) industriais do estado de São Paulo.

Iniciado em 2022, o PotencializEE contabiliza 833 pequenas e médias indústrias no estado de São Paulo de 11 segmentos de mercado e é o maior programa de eficiência energética voltado para a indústria brasileira, projetando uma economia de 7.267 GWh no consumo de energia até 2024.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.