27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Intelbras lança inversores off-grid com foco no agronegócio

Novos equipamentos utilizam alta tecnologia de segurança para o acionamento de sistemas de irrigação.

Autor: 2 de maio de 2022Lançamentos
Intelbras lança inversores off-grid com foco no agronegócio

Os inversores, de modelos DS 3220 e DS 5380, apresentam diversas soluções tecnológicas.

A Intelbras, fabricante brasileira de produtos de segurança eletrônica, lançou seus primeiros produtos voltados ao agronegócio. Os equipamentos estão disponíveis para compra pela distribuidora Horus.

“Os inversores off-grid chegam para suprir necessidade do produtor rural no qual precisa chegar onde não tem eletricidade sem precisar de baterias e controladores de carga utilizando somente painéis solares e o inversor, com isso ele consegue bombear água utilizando bombas de até 5cv, ou seja, tem luz do sol o sistema funciona normalmente”, destaca Rainey Soares, gerente de Produtos da Horus.

“Tivemos o prazer de apresentar essa solução na Tecnoshow Rio Verde no qual foi um sucesso entre os produtores rurais, principalmente de grãos, que se encantaram com a nova tecnologia trazida pela Intelbras, uma indústria que temos parceria a mais de 25 anos distribuindo toda sua tecnologia”, acrescenta Soares.

Segundo a Intelbras, com o objetivo de oferecer inovação e diversidade em sua linha de produtos, seus inversores off-grid de modelos DS 3220 e DS 5380 apresentam diversas soluções tecnológicas. “Os inversores chegam ao mercado para atender às crescentes demandas do agronegócio, e mais especificamente os sistemas de irrigação, de hidratação de rebanho e as bombas d’água”, afirma Marcio Osli, diretor da unidade de Energia Solar da Intelbras.

A Intelbras ainda destaca a relevância do agronegócio para fomentar o mercado fotovoltaico brasileiro. A empresa lembra que, no ano passado, a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) desenvolveu a segunda edição do Atlas de Irrigação, que indica que o Brasil possui 8,2 milhões de hectares de área irrigada.

O documento aponta a necessidade de expansão de área irrigada no país, projetando um aumento de 4,2 milhões de hectares até 2040, equivalente a um crescimento de 79%.

Opinião

Energia solar no campo: alimento mais barato na mesa

Energia solar no agronegócio impulsiona a transição energética

“A agricultura é uma atividade complexa que envolve um conjunto de técnicas, entre elas a irrigação, que costuma ser a de maior custo. Desenvolver soluções tecnológicas de alta eficiência, qualidade e preço acessível implica melhorar a eficiência da irrigação, o que, além de reduzir os gastos do produtor rural com água, pode resultar em melhores colheitas”, destaca Osli.

Ele ainda pontua que as soluções tecnológicas apresentadas pela Intelbras são ideais para processamento de motores e bombas em sistemas de irrigação. Além disso, Osli comenta que o diferencial dos produtos desenvolvidos pela empresa se encontra na operação com baixa tensão de alta eficiência, que exige uma menor quantidade de módulos fotovoltaicos para a geração de energia utilizada nas bombas.

“Outro ponto é que o agricultor consegue reduzir seus custos de produção. Primeiro porque os inversores dispensam o uso da energia convencional e dos geradores a diesel e depois porque, por não utilizarem baterias (já que são diretamente alimentados pelos painéis solares), necessitam de menos manutenção”, complementa o executivo.

Stella Miranda

Stella Miranda

Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.