Sofar apresenta ESS com capacidade de armazenamento estendida sem recarga

Empresa exibiu ainda, na Intersolar Europe e SNEC 2024, o Sofar Cloud
5 minuto(s) de leitura
sofar-ess-armazenamento
Sofar apresenta ESS com capacidade de armazenamento estendida sem recarga

A Sofar apresentou o seu novo sistema residencial ESS PowerAll e o sistema de monitoramento Sofar Cloud na Intersolar Europe, realizada em Munique, na Alemanha. 

O PowerAll trifásico possui instalação plug-and-play para redução de custos, otimizador de bateria embutido para calibração automática, capacidade de armazenamento estendida sem recarga e redundância paralela para evitar pontos únicos de falha.

“Além da separação de eletricidade e células, almofadas de aerogel e válvulas à prova de explosão para mitigar riscos de fuga térmica, há um monitoramento abrangente da temperatura das células para proteção aprimorada”, destacou a fabricante. 

O equipamento conta também com design modular para expansão contínua de energia e capacidade, equalização ativa para fácil integração de baterias com especificações variadas e um interruptor automático integrado para energia de backup ininterrupta.

“A inteligência está no cerne do novo PowerAll, com um EMS multifuncional que permite a gestão de energia de carregamento de VE CA, monitoramento rápido com leitura de dados em tempo real em apenas 100ms e manutenção sem complicações para atualizações rápidas”, acrescentaram. 

Sofar Cloud

O Sofar Cloud, voltado para aplicações residenciais, C&I e de utility-scale, oferece uma solução de gestão integrada, apresentando atualizações em tempo real dos parâmetros operacionais e armazenamento de dados históricos de 10 anos para análise de falhas.

Com capacidades de atualização automática e processamento de tarefas em lote, o sistema simplifica as operações, reduz custos e fornece alertas de falhas em tempo real com mais de 500 soluções para resoluções rápidas.

Segundo a companhia, a solução suporta ainda operações móveis para monitoramento de milhões de dispositivos simultaneamente, permitindo controle remoto para minimizar custos de manutenção. 

“O processo de configuração plug-and-play, compatibilidade com múltiplos dispositivos e interação adaptativa facilitam para os usuários globais a implantação e gestão de seus sistemas de energia sem esforço”, destacaram. 

Construído sobre uma arquitetura robusta, o produto garante estabilidade com serviços independentes, isolamento de falhas e capacidades de autocura para resolver problemas em tempo hábil. 

A criptografia de certificado SSL/TLS aumenta a segurança contra ataques de hackers, enquanto o teste, a implantação e a manutenção de serviços individuais possibilitam a rápida identificação e resolução de problemas.

Sofar PowerMagic 

Conforme a empresa, o PowerMagic é dotado de um sistema eficiente de resfriamento líquido e controle inteligente de temperatura. O design modular permite expansão contínua nos lados CA e CC, acomodando até seis unidades em paralelo e uma capacidade máxima de armazenamento de 8 MWh. Sua compatibilidade com células maiores e um design anti-condensação garantem longevidade e menor LCOE. 

Sofar PowerMaster 

O PowerMaster possui um sistema de segurança 3+2, o que garante operação ininterrupta em todos os momentos. “Notavelmente, o sistema híbrido de resfriamento ar-líquido estabelece um padrão na indústria ao reduzir a perda de dissipação de calor em aproximadamente 30%”, frisaram. 

Além disso, o design modular permite expansão flexível, permitindo uma capacidade de armazenamento de câmara única de até 3,93 MWh para diversas necessidades de capacidade. 

“Convencidos pela capacidade comprovada de oferecer economias significativas de custos e garantir um fornecimento de energia estável, parceiros da indústria PVSelected, EFFEKTA e Energynat assinaram MoUs com a Sofar, enfatizando a força e influência da empresa no mercado europeu e marcando um capítulo crucial em sua jornada em direção à ambição global de zero emissões”, enfatizou a fabricante.

Frank Yu, vice-presidente executivo da Sofar, acredita que o lançamento do PowerAll trifásico e do Sofar Cloud representa mais um passo em direção às metas globais de zero emissões por meio de um portfólio de soluções para todos os cenários e a integração de energia limpa.

“Isso demonstra nosso compromisso em acelerar a penetração de energia renovável acessível. Aproveitando nossa capacidade de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), esperamos continuar inovando e trazendo soluções para alimentar um futuro sustentável para todos”, afirmou. 

Participação na SNEC

A Sofar também esteve presente na SNEC, maior feira de energia solar do mundo, realizada em Xangai, na China. Durante o evento, apresentaram o seu portfólio de equipamentos, com destaque para o Sofar Cloud.

“Estamos entusiasmados em apresentar o sistema Sofar Cloud, um divisor de águas em soluções de gestão de energia. Este sistema reflete nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras para diversas necessidades. Ao integrar tecnologia digital e energia renovável, continuamos a liderar a revolução da indústria e a capacitar clientes globais a fazer um impacto positivo no meio ambiente”, finalizou Yu.

Estande da Sofar na SNEC 2024. Imagem: Sofar/Divulgação

Sobre a Sofar

A SOFAR é um fornecedor global de soluções solares e de armazenamento para todos os cenários, com um portfólio abrangente, incluindo inversores FV, inversores híbridos, BESS, ESS, sistema de microinversores e sistema de gestão inteligente de energia Sofar Monitor para aplicações residenciais, C&I e de utility-scale. 

Em 2021, a empresa entrou no Top 5 marcas globais de inversores híbridos, estabelecendo uma rede global com três centros de P&D e duas bases de fabricação. Em 2022, a capacidade de produção anual da companhia alcançou 10 GW para inversores e 1 GWh para baterias. Em 2022, enviaram mais de 18 GW de inversores para mais de 100 países. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal