4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

IRENA e líderes da indústria lançam campanha em apoio às renováveis

Aliança visa a descarbonização do planeta por meio d​​e fontes limpas, como a energia solar e o hidrogênio verde

Autor: 6 de setembro de 2022setembro 29th, 2022Mundo
2 minutos de leitura
IRENA e líderes da indústria lançam campanha em apoio às renováveis

Nova coalizão é lançada oficialmente em Bali, Indonésia. Foto: Divulgação

A IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) e 14 empresas de todos os setores da indústria – algumas delas com atuação no Brasil, como Enel, Siemens e Repsol – lançaram uma aliança global em prol da descarbonização do setor, visando o alcance das metas climáticas previstas no Acordo de Paris.

A Agência destaca que a campanha beneficiará as oportunidades de negócios para a chamada “industrialização verde”, por meio de estratégias e do compartilhamento de melhores práticas para reduzir as emissões de gases tóxicos produzidos pela indústria em todo planeta.

Segundo a IRENA, pouco mais de 25% do PIB (Produto Interno Bruto) global é produzido nos dias de hoje pelo setor industrial, que, ao mesmo tempo, também é quem emite cerca de 28% das emissões de gases do efeito estufa.

“Esta Aliança representa o compromisso da indústria global de atuar na descarbonização e desbloquear oportunidades que vêm com uma industrialização verde por meio de energias renováveis ​​e outras tecnologias relacionadas à transição, como o hidrogênio verde”, explica Francesco La Camera, diretor-geral da IRENA.

A nova coalizão foi lançada oficialmente no dia 1º de setembro com a adoção da Declaração de Bali, durante o Fórum de Investimentos em Transições de Energia da IRENA, na Indonésia. A primeira reunião da Aliança está marcada para ocorrer em novembro deste ano, na COP 27, em Sharm El Sheikh, no Egito.

“Precisamos reduzir as emissões de gases de efeito estufa urgentemente se quisermos combater as mudanças climáticas. Responsável por mais de um quarto das emissões globais, o setor industrial é o segundo maior emissor e requer rápida descarbonização”, ressalta La Camera.  

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.