A IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) e 14 empresas de todos os setores da indústria – algumas delas com atuação no Brasil, como Enel, Siemens e Repsol – lançaram uma aliança global em prol da descarbonização do setor, visando o alcance das metas climáticas previstas no Acordo de Paris.
A Agência destaca que a campanha beneficiará as oportunidades de negócios para a chamada “industrialização verde”, por meio de estratégias e do compartilhamento de melhores práticas para reduzir as emissões de gases tóxicos produzidos pela indústria em todo planeta.
Segundo a IRENA, pouco mais de 25% do PIB (Produto Interno Bruto) global é produzido nos dias de hoje pelo setor industrial, que, ao mesmo tempo, também é quem emite cerca de 28% das emissões de gases do efeito estufa.
“Esta Aliança representa o compromisso da indústria global de atuar na descarbonização e desbloquear oportunidades que vêm com uma industrialização verde por meio de energias renováveis e outras tecnologias relacionadas à transição, como o hidrogênio verde”, explica Francesco La Camera, diretor-geral da IRENA.
A nova coalizão foi lançada oficialmente no dia 1º de setembro com a adoção da Declaração de Bali, durante o Fórum de Investimentos em Transições de Energia da IRENA, na Indonésia. A primeira reunião da Aliança está marcada para ocorrer em novembro deste ano, na COP 27, em Sharm El Sheikh, no Egito.
“Precisamos reduzir as emissões de gases de efeito estufa urgentemente se quisermos combater as mudanças climáticas. Responsável por mais de um quarto das emissões globais, o setor industrial é o segundo maior emissor e requer rápida descarbonização”, ressalta La Camera.