24 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.98GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Lei prevê instalação de painéis solares nos prédios públicos de Campinas (SP)

De autoria do vereador Cecílio Santos, texto assegura geração de energia fotovoltaica até 2023

Autor: 9 de novembro de 2021novembro 22nd, 2021Notícias
Lei prevê instalação de painéis solares nos prédios públicos de Campinas (SP)

Sistema vai atender, pelo menos, 50% da demanda de energia dos prédios municipais. Foto: Arquivo Prefeitura Municipal de Campinas

Lei publicada no Diário Oficial de Campinas (SP) anuncia a instalação de painéis fotovoltaicos em todas as unidades da administração direta e indireta do município para geração de energia, inclusive nos prédios alugados. O texto prevê que os equipamentos sejam instalados até, no máximo, setembro de 2023.

De autoria do vereador Cecílio Santos (PT), a lei visa que a implementação do sistema atenda, pelo menos, 50% da demanda de energia dos prédios municipais. De acordo com o texto, se houver excedente de energia gerada pelos painéis, a Prefeitura Municipal poderá vendê-lo à distribuidora.

A lei ainda prevê que novas edificações públicas de Campinas já sejam projetadas preparadas para receberem painéis solares.

Leia também: Energia fotovoltaica cresce 87,71% na região de Campinas em um ano

Na justificativa da proposta da lei, o vereador reforça que a energia solar fotovoltaica desponta como uma matriz viável para o enfrentamento da crise energética mundial. “Além de ser uma das melhores fontes para geração de energia elétrica, a energia solar fotovoltaica é uma excelente alternativa para a expansão da oferta com menor impacto ambiental e baixo custo”, diz no texto.

“A energia solar não gera resíduos poluentes e nem gases causadores do efeito estufa […] Esse tipo de energia renovável tem se mostrado uma opção em vários países. No Brasil, apesar da alta incidência da radiação solar, o uso ainda é insignificante”, continua a justificativa.

Segundo o vereador, a implantação do sistema fotovoltaico nos prédios públicos de Campinas contribuirá para a diminuição das contas de energia elétrica ao longo do tempo, além de estimular o uso desta fonte energética.

Aline Guevara

Aline Guevara

Atuou como repórter para a VEJA Campinas, a editora Top.co e a revista Viva Saúde. Possui experiência como apresentadora, produção de vídeo, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o mercado fotovoltaico desde 2021. Jornalista graduada pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.