19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Como deve ser feita a instalação de painéis solares?

Já pensou em utilizar energia solar em sua casa, mas não sabe como? O Canal Solar te ensina!

Autor: 11 de maio de 2022novembro 9th, 2022Guia do Consumidor
4 minutos de leitura
Como deve ser feita a instalação de painéis solares?

Foto: Envato Elements

A energia solar tem se tornado uma tendência mundial e tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil.

São muitos os motivos para tal expansão no mercado solar, essa prática apresenta inúmeras vantagens, sendo uma delas a redução da conta de luz, além de ser uma alternativa sustentável contribuinte para a preservação ambiental.

Por esta razão, o desejo de instalar um sistema solar fotovoltaico em residências tem se expandido e, diante de tal cenário, muitas dúvidas relacionadas à instalação de painéis solares acabam surgindo.

O Canal Solar preparou um passo a passo sobre a instalação de placas solares. Confira!

O que é preciso para a instalação?

Inicialmente, é importante ressaltar que os painéis solares realizam a captação da luz solar e a convertem em energia elétrica.

Essa transformação ocorre devido à movimentação dos elétrons a partir da incidência da luz solar, gerando eletricidade em corrente contínua (CC).

Verificação da incidência do Sol

Embora o sistema de funcionamento dos painéis solares permita a produção de energia elétrica mesmo em dias nublados, é necessário que os painéis solares sejam instalados em ambientes com incidência solar elevada.

A localização geográfica da residência é um ponto fundamental e deve ser verificada antes da instalação dos equipamentos.

Os painéis devem ser instalados em um local estratégico, garantindo uma produção eficiente de energia elétrica.

Análise de custos

Existem diversos tipos de sistemas fotovoltaicos, isto é, cada um com um diferente funcionamento, assim como os custos de instalação.

Desta forma, é de extrema importância a verificação de quais modelos estão disponíveis para o tipo de residência que deseja aplicar o sistema.

Além de analisar a eficiência do módulo e seu custo, a vida útil do sistema também deve ser averiguada, já que o retorno do investimento só poderá ser conferido após determinado período.

Acompanhamento profissional

O acompanhamento de um profissional especializado é recomendado para a certificação de que a edificação apresenta uma infraestrutura adequada para a instalação de um sistema de energia solar.

Os telhados são uma das estruturas mais importantes a serem analisadas, uma vez que a instalação é realizada nos telhados das edificações, e essa análise pode ser concluída de forma confiável apenas por um profissional especializado.

Além disso, a incidência de ventos, ou seja, a circulação de ar e o espaço total da superfície, são detalhes que podem comprometer a eficiência do sistema, e só podem ser analisadas por um especialista.

A falha na verificação da incidência de ventos pode resultar em produção insatisfatória de energia elétrica.

Documentação

O “parecer de acesso” é um documento de caráter formal e obrigatório e sua solicitação deve ser feita antes da instalação do sistema fotovoltaico.

O documento refere-se às condições de acesso à energia no local, além de dados técnicos que possibilitam a conexão das instalações para a produção de energia elétrica por meio da energia solar, e pode ser solicitado em qualquer loja da concessionária de energia, com o prazo máximo de emissão de 34 dias.

Após a conclusão dessa etapa, a instalação poderá dar início aos procedimentos de forma totalmente legal.

Dúvidas frequentes

É necessário preparar a casa para ter energia solar?

Não. Na maioria dos casos, alterações na estrutura da residência não são necessárias, pois os equipamentos são fabricados com capacidade de adaptação a qualquer tipo de telhado ou cobertura.

Quanto à parte elétrica, também não há necessidade de alterações na fiação da residência, pois o sistema é conectado antes do quadro de distribuição. Os inversores podem ser instalados tanto na área interna, quanto na parte externa da residência, inclusive em áreas sem coberturas.

Qual curso fazer para conhecer mais sobre painéis solares?

Com o rápido crescimento do setor solar no Brasil, a cada ano, diversos profissionais se interessam pela especialização em energia solar.

Para os  interessados em iniciar uma carreira na área ou profissionais que já atuam no mercado e buscam ampliar seus conhecimentos, o Canal Solar disponibiliza cursos sobre tudo o que se precisa saber sobre o setor solar. Confira o Curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos!

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

2 comentários

  • Fernando Peterson disse:

    Bom dia Stella,
    estou fazendo cotação para instalação de painel solar para uso residencial no RJ. Em análise nas propostas, verifico uma certa obscuridade sobre qual painel seria o mais apropriado para utulizar, levando em consideração ao tipo de cabos utilizados; a eficiência do painel, a absorção de calor de cada tipo de painel e a variação da potência.
    Gostaria de saber de vc, se possível, como eu faria para avaliar o melhor produto a ser empregado, e como posso apurar esses pontos mencionados.

    Agradeço a sua atenção e conhecimento.
    Fernando Peterson
    [email protected]

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.