O governo do estado da Bahia está com licitação aberta para contratação de 156 sistemas fotovoltaicos que serão instalados em escolas estaduais de tempo integral, com objetivo de reduzir as despesas com energia elétrica. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado. Clique aqui para acessar.
Segundo a SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura), a potência total a ser implantada é de 47.612,05 kWp, cujo custo do investimento está estimado em R$ 277,7 milhões.
No edital, a SEINFRA afirma que uso da energia elétrica é imprescindível à prestação dos serviços das ETIBs (Unidades Escolares Estaduais de Tempo Integral), sendo necessária para iluminação, segurança, climatização dos ambientes, recursos de tecnologia da informação (microcomputadores, monitores, impressoras, etc.), dentre outros. Essa despesa representa no orçamento anual atual da SEC (Secretaria de Educação) um custo da ordem de R$ 39 milhões.
Com a medida, é esperado que a energia solar promova uma redução das faturas de energia, a médio prazo, acima de 60% anuais. O tempo de retorno (payback) previsto para esse investimento está em torno de 6 anos, conforme estudos comparativos realizados.
Ainda de acordo com a SEINFRA, a energia solar é vista como a melhor solução para suprir parte do consumo de energia elétrica das unidades escolares, tendo em vista os consideráveis níveis de radiação solar na Bahia. Pelo aspecto ambiental, a fonte não emite poluentes, contribuindo para redução de emissões de CO2.
Serão oferecidos quatro lotes em um pregão eletrônico, sendo que o vencedor será quem oferecer a menor proposta. O vencedor será responsável por fornecer os equipamentos, construir as usinas e capacitar os agentes do estado para executar manutenções. As empresas participantes devem comprovar experiência na implantação de sistemas fotovoltaicos.
Clique aqui para mais informações.
3 respostas
quero participar das licitações
Vejo o Canal Solar de altissima valor para nos do setor. Parabens.
Machado
Quero receber notícias do Canal Solar