17 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

LUZ tem meta de chegar a 150 MW em GD solar em 2024

Empresa do Grupo Delta tem o objetivo de alcançar 100 mil clientes no período

Autor: 22 de maio de 2023maio 23rd, 2023Mercado
2 minutos de leitura
LUZ tem meta de chegar a 150 MW em GD solar em 2024

Fazenda solar localizada em Brasília (DF). Foto: LUZ/Divulgação

A LUZ, braço de geração solar distribuída do Grupo Delta Energia, tem um plano ambicioso de chegar a 50 usinas fotovoltaicas e 100 mil clientes até o final de 2024, disse o CEO Rafael Maia em entrevista ao Canal Solar. No total, a meta é alcançar 150 MW de capacidade instalada. A previsão é que o plano de expansão gere 5.500 empregos diretos e 15 mil indiretos.

Maia é um novato no setor elétrico, porém possui ampla experiência em liderar startups. A ideia por traz da LUZ é atuar com foco no varejo, de olho no processo de abertura do mercado de energia. “Nossa missão é crescer, aprender e preparar a empresa para abertura de mercado. Temos 50 fazendas em construção e a ideia é terminar elas em 2024 e ter capacidade para atender 100 mil consumidores.”

O valor total do investimento não foi revelado, nem a forma como a empresa pretende financiar o seu plano de negócios. Entretanto, a LUZ está plugada no Grupo Delta que, por ser uma das maiores companhias de energia do país, tem ampla capacidade de captar dinheiro no mercado.

Com sete meses de operação, a LUZ tem três usinas gerando energia renovável: uma em Ribeirão Bonito (SP-5 MW), uma em Três Lagoas (MS-5 MW) e uma no Planaltina (DF-1 MW). Até agosto outros dois empreendimentos de 5 MW cada vão começar a funcionar na capital federal, o que vai permitir à empresa atender cerca de 20 mil unidades consumidoras de baixa tensão distribuídas em 463 cidades no Brasil.

O modelo de negócio consiste em vender energia solar por assinatura, oferecendo aos consumidores descontos diretos na conta de luz. Para tanto, a empresa utiliza a tecnologia como ferramenta para prestar o serviço. Os clientes conseguem contratar o serviço de forma digital e acompanhar o consumo de energia em tempo real por meio de um aplicativo desenvolvido pela LUZ.

Rafael-Maia_CEO-da-LUZ.jpg

Rafael Maia, CEO da LUZ

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.