A diretora de energia e descarbonização da Vale, Ludmilla Nascimento, afirmou nesta terça-feira (17), em evento em São Paulo (SP), que a mineradora conseguirá atingir, até o final deste ano, a meta de consumir apenas energias renováveis no Brasil.
Anteriormente, a companhia havia informado que essa meta seria atingida somente em 2025. A antecipação, contudo, ocorre por causa da implementação de uma usina de energia solar: a Sol do Cerrado, instalado no município de Jaíba (MG), em novembro do ano passado.
O empreendimento – considerado um dos maiores parques fotovoltaicos da América Latina, com capacidade instalada de 766 MWp – entrou em operação comercial em julho deste ano e, desde então, passou a representar 16% de toda a energia consumida pela Vale no Brasil.
“Com esse volume, a gente já consegue todo o consumo que precisamos garantir que toda a energia que a gente usa vem de energia renovável”, afirmou Ludmilla durante o 24º Congresso IBGC.
Planos futuros da Vale
Durante o evento, a diretora da Vale também compartilhou os planos da companhia para o setor de energias renováveis, como uma possível implementação de carros elétricos na frota da empresa. “Estamos estudando a eletrificação da frota e também um piloto de caminhão elétrico”, disse.
A executiva também comentou que a Vale está estudando projetos de Hidrogênio Verde com parceiros para usar amônia nas ferrovias de modo que o combustível possa ser usado pela empresa para substituir o diesel e gás natural no setor de siderurgia.