O Metrô de São Paulo firmou um contrato de autoprodução de energia eólica e solar de longo prazo com a CGN Brasil e a Pontoon Energia, com o objetivo de reduzir custos com eletricidade e avançar na transição energética de suas operações.
A partir de 2027, o Complexo Lagoa do Barro, no Piauí, fornecerá energia renovável por 15 anos para a tração dos trens das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Segundo a empresa de transporte, a expectativa é de uma economia anual de R$ 12 milhões em despesas com eletricidade.
Na autoprodução de energia, o consumidor pode investir na geração própria, seja construindo uma usina ou tornando-se sócio de um empreendimento existente. Neste caso, o Metrô optou por se associar ao Complexo Lagoa do Barro, inaugurado em 2018 pela CGN Brasil e ampliado em 2021, que conta com mais de 277 MW de capacidade instalada.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].