O Governo do Ceará inaugurou nesta semana o Complexo Solar Lagoinha, empreendimento que promete não apenas fortalecer a matriz de energia limpa do estado, como também gerar desenvolvimento socioeconômico para a região. Localizado em Russas (CE), o projeto ocupa uma área de 304 hectares e abriga mais de 337 mil painéis solares, capacidade suficiente para atender mais de 200 mil residências com energia limpa.
Com 165 MW de potência instalada, o Lagoinha é o primeiro projeto solar greenfield desenvolvido no país pela CGN Brasil, braço da estatal chinesa China General Nuclear Power Group. Durante a cerimônia de inauguração, foram entregues painéis solares para escolas públicas da região, em uma ação que une educação ambiental, eficiência energética e inclusão social.
“O investimento em energia limpa dialoga com o futuro, mas também com o presente das nossas comunidades. Estamos unindo sustentabilidade e inclusão social em uma ação que transcende a técnica e promove transformação”, afirmou Roseane Medeiros, secretária das Relações Internacionais do Ceará.
Acordo de autoprodução vai atender 70 hospitais no Brasil
Um dos principais contratos assinados antes da inauguração do empreendimento envolve um acordo de autoprodução de energia solar firmado entre a CGN Brasil, o Grupo Bolt e a Rede D’Or. Pelo contrato, serão fornecidos 57 MW médios de energia solar pelos próximos 17 anos para 70 unidades hospitalares da Rede D’Or, distribuídas em 13 estados e no Distrito Federal.
“A autoprodução garante previsibilidade e segurança no suprimento, além de permitir redução de custos via abatimento de encargos setoriais, diminuir a exposição a crises hídricas, fomentar o uso de fontes renováveis e fortalecer práticas ambientais, sociais e de governança”, destacou Gustavo Ayala, CEO do Grupo Bolt.
Conheça o Curso Avançado de Projeto de Usinas Solares até 3MW
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.