14 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

MME define cronograma de leilões para o próximo triênio

Nova portaria prevê realização de sete leilões de energia em cada ano de 2023 a 2025

Autor: 22 de dezembro de 2022Leilões
2 minutos de leitura
MME define cronograma de leilões para o próximo triênio

MME define cronograma de leilões de energia para o triênio de 2023 a 2025. Foto: MME define cronograma de leilões de energia para o triênio de 2023 a 2025. Foto: Freepik

O MME (Ministério de Minas e Energia) publicou, nesta quinta-feira (22), uma portaria que estabelece o cronograma de leilões para contratação de geração de energia elétrica durante o triênio de 2023 a 2025. 

Durante o período, estão previstos 7 certames em cada ano: o Leilão de Reserva de Capacidade, nos termos da Lei nº 14.182, de 2021, nos meses de julho; os leilões “A-4” e “A-6” nos meses de agosto; o Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados, nos meses de outubro; o Leilão de Reserva de Capacidade na forma de potência, nos meses de novembro e os leilões “A-1 e “A-2”, nos meses de dezembro.

Na nova portaria, consta também que os agentes de distribuição deverão apresentar as previsões de necessidade de contratação para os leilões “A-4” e “A-6” até 15 de setembro do ano anterior. 

O objetivo dessa medida é o conhecimento da necessidade de contratação antes da publicação das portarias de diretrizes para esses leilões, permitindo um planejamento mais preciso dos certames. 

A portaria conta ainda com a possibilidade de realização de leilões anuais para contratação de reserva de capacidade, na forma de potência, caso seja apontada essa necessidade em estudos de planejamento energético e de operação do sistema elétrico.

Da mesma forma, esses eventos para suprimento aos sistemas isolados ficam condicionados à contratação de solução de suprimento para expansão da oferta apresentada nos estudos de planejamento, realizados pela EPE (Empresa de Planejamento Energético).

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.