Acatando as solicitações dos agentes do setor elétrico, o Ministério de Minas e Energia (MME) prorrogou a Consulta Pública 145/2022 que trata da prestação de serviços ancilares. As contribuições podem ser enviadas até 8 de março.
Serviços ancilares são aqueles suplementares aos serviços prestados pelos agentes do setor elétrico brasileiro e que contribuem para a garantia da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN). São eles que dão suporte à segurança, confiabilidade e à qualidade da operação do SIN em benefício de todos os consumidores brasileiros de energia elétrica.
A expectativa é que as contribuições tornem mais robustos os aprimoramentos futuros relacionados ao tema, para que possam nortear a tomada de decisão e potencializar oportunidades.
“Relevante observar, neste processo, a transparência, a temporalidade, a previsibilidade e a adequada alocação de custos e riscos, em prol da sustentabilidade do setor elétrico brasileiro e adequada prestação dos serviços aos consumidores de energia