MME visa nova governança dos modelos computacionais do setor elétrico

Uma consulta pública deve ser aberta nos próximos meses para colher contribuições da sociedade civil
Os modelos computacionais são utilizados nas atividades de planejamento da expansão

O MME (Ministério de Minas e Energia) anunciou que vai reavaliar a governança dos modelos computacionais utilizados pela pasta, pelo ONS (Operador Nacional do Setor Elétrico), pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

A decisão foi tomada pela CPAMP (Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico).

Hoje, os modelos computacionais são utilizados nas atividades de planejamento da expansão, de planejamento e programação da operação e de formação de preço do mercado de curto prazo.

Segundo o MME, a nova governança não impactará diretrizes já estabelecidas quanto à transparência e à previsibilidade da aprovação dos aprimoramentos relacionados aos modelos computacionais utilizados no setor elétrico brasileiro.

A Pasta informou que o novo formato tem o objetivo de promover uma participação mais ativa e dinâmica dos interessados no tema, resguardando coerência e a integração entre as metodologias. A expectativa é que se reduza a burocracia e que a tomada de decisões seja descentralizada.

A discussão acerca de como será a governança ainda está sendo realizada pela CPAMP. A ideia é que uma consulta pública seja aberta nos próximos meses para colher contribuições da sociedade civil sobre o tema.

A proposta também será apresentada para apreciação do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética). Além de reavaliar a governança dos modelos computacionais, a CPAMP também discutiu as atividades para o próximo ciclo.

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal