A MRV&CO, holding do setor de construção civil, economizou mais de R$ 1 milhão durante o ano de 2022 com o uso da energia solar fotovoltaica.
A economia abrange ganhos em obras, escritórios e lojas da companhia. A empresa já economizou mais de R$ 5 milhões com a conta de luz.
Parte dessa economia veio por meio da energia gerada pela usina fotovoltaica Arquelau, localizada em Uberaba (MG), com potencial de geração anual de 1.125 MWh e em operação desde 2020.
Outra parcela do montante advém do desenvolvimento interno de uma plataforma de gestão inteligente de energia. A ferramenta busca, entre outros objetivos, fazer o rateio automático dos créditos de energia gerados pela usina fotovoltaica da empresa, utilizando algoritmos de otimização.
A plataforma utiliza algoritmos de scraping – técnica que possibilita a aquisição de grandes quantidades de dados em tempo reduzido, permitindo assim análises e estudos para desenvolvimento de modelos de inteligência artificial – para realizar a leitura automatizada de todas as faturas de energia da companhia no Brasil inteiro.
Em abril de 2022, a companhia inaugurou sua segunda usina, na Bahia, com potencial de geração anual de 489,7 MWh.
“Acreditamos que a energia solar fotovoltaica terá função cada vez mais estratégica tanto para a companhia quanto para toda a sociedade, com o objetivo de atingirmos as metas de desenvolvimento econômico, social e ambiental”,diz Raphael Lafetá, diretor executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade.
Desde 2017, o grupo vem abastecendo a maioria de seus novos empreendimentos com sistemas fotovoltaicos para atender à demanda de energia das áreas comuns dos condomínios.
Lafetá destaca ainda que a expectativa é de que a empresa possa realizar a predição de consumo de energia e água de todas as suas obras no início de 2023, reforçando os compromissos da companhia com o desenvolvimento sustentável e ESG.