Mudanças climáticas afetarão geração solar em duas regiões do Brasil

Zona de convergência reduzirá radiação no Nordeste, enquanto chuvas abaixo da média são esperadas no Sudeste
Mudanças climáticas afetarão geração solar em duas regiões do Brasil, segundo o Climatempo.
Previsão para as próximas duas semanas é de chuvas fortes no Nordeste. Foto: Reprodução/Ecosol

As próximas semanas serão marcadas por mudanças climáticas que afetarão a geração de energia solar, em especial nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. É o que mostra o novo boletim quinzenal do Climatempo, uma das principais empresas de meteorologia e de análises climáticas do país.

De acordo com a empresa, nos próximos 15 dias a previsão é de chuvas acima da média para a maior parte dos estados nordestinos devido à atuação de uma zona de convergência intertropical e da circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera.

Dessa forma, haverá um aumento da nebulosidade e, consequentemente, uma menor incidência de radiação solar na superfície e temperaturas menores do que o esperado para a época do ano.

As maiores instabilidades ocorrem a partir de hoje (14) e os temporais irão atingir todos os estados ao longo dos próximos dias, ganhando força pelo sertão e pelo interior nordestino, exceto pelo centro-sul da Bahia. 

“Esses fatores contribuirão para a diminuição do potencial de geração de energia solar na região nos próximos 15 dias”, destaca o relatório.

Por outro lado, o Climatempo informa que na região Sudeste, os próximos dias serão marcados por chuvas abaixo da média histórica, especialmente no estado de Minas Gerais, o que pode aumentar o potencial de geração dos sistemas fotovoltaicos. 

Contudo, a partir de 20 de março o cenário das chuvas deve retornar com maior frequência e intensidade, impactando em uma redução do potencial de geração solar, em todos os quatro estados que compõem a região Sudeste do país. 

 

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal