16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

Nextracker irá fornecer rastreadores solares para maior usina solar do Brasil

A expectativa é que a usina solar de 830 MW entre em operação no início de 2022

Autor: 16 de março de 2021agosto 3rd, 2021Brasil
Nextracker irá fornecer rastreadores solares para maior usina solar do Brasil

A fabricante de rastreador Nextracker vai fornecer 830 MW de potência em rastreamento solar para a Fase I do complexo fotovoltaico de Janaúba, localizado próximo à cidade de Janaúba (MG). 

Quando concluída, a usina solar será a maior da sua modalidade na América do Sul. A expectativa é que a planta entre em operação no início de 2022.

A Andrade Gutierrez, empresa especializada em EPC (contratos compreendendo engenharia, gestão de compras e construção de grandes projetos), a geradora Elera Renováveis (anteriormente Brookfield Energia Renovável) são as responsáveis pela construção do complexo.

“Escolhemos a Nextracker devido à sua engenharia de concepção, resiliência contra condições climáticas adversas, além dos ganhos comprovados obtidos com a sua solução bifacial, em última análise, o que nos levou a selecionar o rastreador solar inteligente NX Horizon”, comentou Patricio Pavez, gerente geral de Renováveis da Andrade Gutierrez. 

“Esperamos trabalhar com a Nextracker para consolidar a posição do Brasil como líder no setor de energia solar na América Latina”, destacou Beverly Martinez, vice-presidente Técnica da Elera Renováveis. Segundo a fabricante, um escritório regional no Brasil dará apoio integral ao projeto com serviços de consultoria de engenharia para construção e comissionamento, gerenciamento de ativos e serviços avançados de análise de dados para manutenção preventiva. 

“Estamos honrados por trabalhar lado a lado com nossos parceiros Elera e Andrade Gutierrez para implantar o maior projeto de rastreador solar do Brasil. A equipe local especializada da Nextracker, em conjunto com o rastreador solar de última geração e as tecnologias de software da nossa empresa, deverão garantir que este projeto histórico tenha um pleno desempenho”, afirmou Marco Garcia, chief commercial officer e co-fundador da Nextracker.

De acordo com a fabricante, as equipes de instalação participarão do programa de treinamento de instaladores PowerworX Academy da Nextracker para aprender as melhores práticas no local e no centro de treinamento da empresa em Sorocaba (SP).

A Nextracker é o fornecedor escolhido de tecnologia para sistema fotovoltaico e rastreador solar inteligente para algumas das maiores usinas de energia do mundo, como o Parque Solar Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, com 1 GW, nos Emirados Árabes Unidos; a usina de 838 MW, em Villanueva, no México, e na Western Downs, uma instalação em Queensland, Austrália, de 460 MW.

Potencial do mercado brasileiro

O Brasil é atualmente um dos mercados solares mais procurados na região da América Latina, em parte devido aos seus altos níveis de irradiação e políticas favoráveis à energia solar. O país é responsável por mais de 8 GW de instalações fotovoltaicas – geração distribuída e centralizada – até o momento. 

No dia 10 de março, o país bateu mais uma marca histórica, atingindo 5 GW em geração distribuída solar. São aproximadamente 527 mil UCs (Unidades Consumidoras) recebendo créditos e mais de 422 mil usinas fotovoltaicas instaladas em cerca de 5,2 mil cidades brasileiras.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.