A fabricante de rastreador Nextracker vai fornecer 830 MW de potência em rastreamento solar para a Fase I do complexo fotovoltaico de Janaúba, localizado próximo à cidade de Janaúba (MG).
Quando concluída, a usina solar será a maior da sua modalidade na América do Sul. A expectativa é que a planta entre em operação no início de 2022.
A Andrade Gutierrez, empresa especializada em EPC (contratos compreendendo engenharia, gestão de compras e construção de grandes projetos), a geradora Elera Renováveis (anteriormente Brookfield Energia Renovável) são as responsáveis pela construção do complexo.
“Escolhemos a Nextracker devido à sua engenharia de concepção, resiliência contra condições climáticas adversas, além dos ganhos comprovados obtidos com a sua solução bifacial, em última análise, o que nos levou a selecionar o rastreador solar inteligente NX Horizon”, comentou Patricio Pavez, gerente geral de Renováveis da Andrade Gutierrez.
“Esperamos trabalhar com a Nextracker para consolidar a posição do Brasil como líder no setor de energia solar na América Latina”, destacou Beverly Martinez, vice-presidente Técnica da Elera Renováveis. Segundo a fabricante, um escritório regional no Brasil dará apoio integral ao projeto com serviços de consultoria de engenharia para construção e comissionamento, gerenciamento de ativos e serviços avançados de análise de dados para manutenção preventiva.
“Estamos honrados por trabalhar lado a lado com nossos parceiros Elera e Andrade Gutierrez para implantar o maior projeto de rastreador solar do Brasil. A equipe local especializada da Nextracker, em conjunto com o rastreador solar de última geração e as tecnologias de software da nossa empresa, deverão garantir que este projeto histórico tenha um pleno desempenho”, afirmou Marco Garcia, chief commercial officer e co-fundador da Nextracker.
De acordo com a fabricante, as equipes de instalação participarão do programa de treinamento de instaladores PowerworX Academy da Nextracker para aprender as melhores práticas no local e no centro de treinamento da empresa em Sorocaba (SP).
A Nextracker é o fornecedor escolhido de tecnologia para sistema fotovoltaico e rastreador solar inteligente para algumas das maiores usinas de energia do mundo, como o Parque Solar Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, com 1 GW, nos Emirados Árabes Unidos; a usina de 838 MW, em Villanueva, no México, e na Western Downs, uma instalação em Queensland, Austrália, de 460 MW.
Potencial do mercado brasileiro
O Brasil é atualmente um dos mercados solares mais procurados na região da América Latina, em parte devido aos seus altos níveis de irradiação e políticas favoráveis à energia solar. O país é responsável por mais de 8 GW de instalações fotovoltaicas – geração distribuída e centralizada – até o momento.
No dia 10 de março, o país bateu mais uma marca histórica, atingindo 5 GW em geração distribuída solar. São aproximadamente 527 mil UCs (Unidades Consumidoras) recebendo créditos e mais de 422 mil usinas fotovoltaicas instaladas em cerca de 5,2 mil cidades brasileiras.