24 de outubro de 2021

Nova linha de inversores fotovoltaicos para aplicações residenciais

A operação com tensão mais baixa permite ao sistema a operação com baixa irradiância

Autor: 30 de setembro de 2021Inversores
Nova linha de inversores fotovoltaicos para aplicações residenciais

A Kstar, fabricante de inversores fotovoltaicos, apresenta ao mercado brasileiro sua nova linha BluE-G de equipamentos voltados para aplicações de microgeração, com potências de 1 kW a 8 kW. A empresa participará da Intersolar South America 2021 (stand C3.68).

Uma das características especiais desta família de inversores, além do design atraente e moderno, é a capacidade de operar com tensões baixas. Isto é especialmente importante para a flexibilidade dos projetos fotovoltaicos. 

Com um faixa de tensão operacional expandida é possível adequar o inversor a projetos com strings de variados tamanhos. 

Além disso, a operação com tensão mais baixa permite ao sistema a operação com baixa irradiância, otimizando a geração de energia nos períodos da manhã e da tarde, aumentando efetivamente o número de horas diárias de funcionamento do sistema fotovoltaico. 

Os inversores BluE-G da Kstar possuem sistema de monitoramento inteligente, que permite monitorar e visualizar a geração de energia, oferecendo ao usuário final uma experiência mais confortável.

Baixa tensão e alta corrente

Além da capacidade de operar com valores menores de tensão, conforme mencionado anteriormente, os inversores da linha BluE-G estão preparados para operar com módulos de maior potência que estão chegando ao mercado. 

Antigos módulos da faixa de 450 W normalmente tinham correntes de máxima potência em torno de 8 A, enquanto as novas gerações de módulos, com potências a partir de 550 W (tipicamente) já precisam de inversores com capacidade de corrente na faixa de 10 A a 15 A por string, conforme o caso. 

Operar com correntes de máxima potência acima de 10 A é uma necessidade atual do mercado de inversores e a KSTAR já se antecipou, realizando a atualização de seus produtos com a nova linha BluE-G.

Intersolar 2021

Tabela de correntes de entrada (por string) dos inversores Kstar da linha BluE-G

BluE-G

1 kW a 3 kW

BluE-G

3 kW a 8 kW

13 A 

15 A

Portal de monitoramento inteligente da KSTAR

Portal de monitoramento inteligente da Kstar

Monitoramento inteligente

A família BluE-G da Kstar utiliza a plataforma e monitoramento Solarman, que é empregada mundialmente por mais de 1 milhão de usuários. 

Segundo a fabricante, a comunicação entre o inversor e a plataforma é robusta e confiável, empregando encriptação de dados. O produto oferece a possibilidade de empregar comunicação 4G, o que se mostra uma alternativa interessante para locais que não dispõem de internet a cabo. 

Através da plataforma Solarman o usuário pode facilmente acessar informações sobre a saúde do sistema, sobre a geração de energia. As informações podem ser visualizadas em gráficos de forma clara e amigável. 

Além de tudo, ainda é possível visualizar as informações na palma da mão por meio de aplicativos disponíveis para celulares.

Figura: A plataforma Solarman permite a visualização através de aplicativos disponibilizados para celulares.

Figura: A plataforma Solarman permite a visualização através de aplicativos disponibilizados para celulares

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Comentar