Os equipamentos da linha Synergy estão disponíveis no Brasil para redes trifásicas de 220V/127V e 380V/220V, em potências de 75 kW, 100 kW e 120 kW.
A tecnologia Synergy permite o rápido comissionamento e a integração de inversores através de uma caixa concentradora denominada Synergy Manager, que possui funções de monitoramento e proteção.
As figuras a seguir mostram como um sistema Synergy da SolarEdge é constituído. A configuração de um sistema envolve as conexões CC e CA entre o Synergy Manager e os inversores, a conexão dos cabos de comunicação e as conexões CC e CA do Synergy Manager com as strings fotovoltaicas e a rede elétrica, respectivamente.
Além da função de concentração das strings e das conexões CA, o Synergy Manager incorpora funcionalidades de monitoramento, proteção, seccionamento e ainda conta com recursos avançados de proteção contra arco elétrico (AFCI – arc fault current interruptor) e de redução do efeito PID (potencial induced degradation) dos módulos fotovoltaicos.
Principais recursos
Uma das grandes vantagens da tecnologia Synergy é centralização de recursos, já que o Synergy Manager incorpora recursos que normalmente seriam integrados aos inversores.
Ao remover algumas funcionalidades dos inversores, centralizando-as no Synergy Manager, obtêm-se inversores mais compactos, mais leves e com melhor relação custo-benefício.
Um aspecto interessante desta nova tecnologia é que os inversores podem ser pré-comissionados sem a necessidade de conexão com a rede elétrica. O instalador pode verificar se todas as conexões estão corretas, pode verificar se os inversores estão corretamente configurados e se estão se comunicando com a plataforma de monitoramento.
O pré-comissionamento requer um power bank (do tipo usado para carregar celulares) conectado à entrada USB-C do Synergy Manager.
O pré-comissionamento pode ser completamente realizado antes da conexão com a rede. O aplicativo SetApp da SolarEdge guia o usuário durante todo o processo, até a finalização, quando a mensagem “Activation Complete” é obtida.
Um recurso interessante da linha Synergy da SolarEdge é a presença de sensores de temperatura nos terminais das conexões CC e CA do Synergy Manager, o que garante a operação segura e possibilita o desligamento automático do sistema em caso de falha.
O Synergy Manager ainda possui um recurso anti-PID, que regenera as células fotovoltaicas no período da noite. O efeito PID (potencial induced degradation) é um dos principais causadores de falhas e degradação dos módulos fotovoltaicos ao longo do tempo.
Resumo dos recursos
- Função de pré-comissionamento para validação automática dos componentes do sistema e cabeamentos durante o processo de instalação do sistema antes da conexão com a rede elétrica
- Fácil instalação com 2 pessoas, com design leve e modular (cada inversor consiste em 3 unidades Synergy e um Synergy Manager
- Operação independente de cada unidade Synergy, permitindo maior período de operação e fácil manutenção
- Integrado com sensores térmicos para detecção de falha de cabeamentos garantindo proteção e segurança aprimorada
- Proteção contra arco integrada
- Mitigação de PID integrada para maximizar a performance do sistema
- Dispositivo de proteção de surto monitorado* e substituível, para uma maior proteção contra surtos causados por descargas ou outros eventos: Integrado com DPS tipo 2, RS485 e CC (opcional DPS CA tipo 2)
- Chave seccionadora CC integrada opcional, eliminando a necessidade de string box externa
- Monitoramento a nível de módulo integrado com Ethernet ou comunicação celular para uma total visibilidade do sistema
Principais características
Abaixo são ilustradas as tabelas com as principais características de saída CA e entrada CC encontradas na folha de dados dos inversores da família Synergy da SolarEdge.