O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) identificou, nesta quarta-feira (21), três novos recordes em geração solar fotovoltaica no Brasil, sendo dois no SIN (Sistema Interligado Nacional) e um no subsistema Sudeste/Centro-Oeste.
De acordo com o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, no SIN, a marca inédita registrada foi de 12.576 MWmed produção da fonte solar diária, superando em 5,3% os 11.899 MWmed do último recorde identificado em 7 de outubro de 2024.
Além disso, a geração de energia solar instantânea atingiu 36.364 MW às 11h53 do dia de ontem, o que representa energia suficiente para atender 37,4% da demanda do SIN naquele momento. O recorde anterior foi de 36.283 MW apontado no mesmo dia da geração máxima fotovoltaica.
Ainda na terça-feira, foi identificado um percentual inédito de produção solar diária de 6.621 MWmed, representando 13% da demanda da região do subsistema Sudeste/Centro-Oeste. O recorde anterior foi de 6.511MWmed, em 9 de dezembro de 2024
Sobre o ONS
O ONS é o órgão responsável pela coordenação e pelo controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN, além do planejamento da operação dos sistemas isolados do país.
O Operador, inclusive, mantém equipes atuando durante sete dias por semana, 24 horas por dia, em salas de controle localizadas no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.