4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Operação desarticula organização criminosa que roubava painéis solares

Ao todo, cinco mandados de prisão e seis de busca e apreensão foram realizados no interior de SP e MG

Autor: 17 de abril de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Operação desarticula organização criminosa que roubava painéis solares

Mandados foram cumpridos no Interior de São Paulo e Minas Gerais. Foto: Divulgação

Integrantes de uma quadrilha que desviava, furtava e roubava cargas de painéis solares tiveram R$ 3 milhões bloqueados pela Justiça durante a “Operação Refração”, realizada na manhã da última quinta-feira (13). 

Ao todo, foram realizados cinco mandados de prisão e seis de busca e apreensão nos municípios de Conceição das Alagoas e Frutal, no triângulo mineiro, e em Aguaí, no interior paulista. 

A operação foi realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Uberaba e contou com apoio da Polícia Militar (PM), do Gaeco de Campinas (SP) e da Polícia Penal de Minas Gerais. 

Segundo as autoridades, as investigações tiveram início no segundo semestre do ano passado após uma série de denúncias sobre furtos e roubos de cargas de equipamentos fotovoltaicos terem sido registradas nessas localidades. 

Um dos investigados (um motorista de caminhão) foi detido por participar do desvio de uma carga avaliada em R$ 500 mil. Foi apurado que ele, juntamente com o dono do caminhão e outros comparsas, trabalhavam em conjunto para fraudar o frete da carga.

A partir daí, motoristas, agenciadores e negociadores foram identificados como responsáveis pelo crime, ficando comprovado que a organização criminosa era estruturada com ações que se iniciavam nos desvios das cargas e seguiam até as vendas, com o auxílio de uma rede de receptadores para as cargas desviadas. 

No Brasil, o número de golpes aplicados no setor de energia solar tem se tornado uma prática cada vez mais comum nos últimos anos, uma vez que criminosos tem se aproveitado do crescimento do setor para praticarem diferentes tipos de crimes.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.