A Órigo Energia, empresa com atuação no mercado de geração distribuída compartilhada de energia solar no Brasil, anunciou a captação de aproximadamente de cerca de R$ 225 milhões, realizada pela International Finance Corporation (IFC, membro do Grupo Banco Mundial).
Os recursos serão usados para a estruturação, implantação, comissionamento e operação dos projetos de geração distribuída de energia solar, de 22 fazendas solares no Pará, Minas Gerais, Maranhão e Pernambuco até o segundo trimestre de 2026, que consolidadas alcançam mais de 90 MWp de potência instalada.
“O investimento da IFC representa um marco importante para o nosso modelo de negócio inovador, que impulsiona o desenvolvimento sustentável do Brasil no setor de energia renovável, especialmente solar fotovoltaica”, afirma Surya Mendonça, CEO da Órigo Energia.
“O apoio da IFC assegura que nossos projetos estejam alinhados com as melhores práticas socioambientais, com padrões reconhecidos globalmente, e comprovam que nossos ativos geram impactos positivos, somando às metas globais de desenvolvimento sustentável”.
Atualmente, a Órigo possui uma capacidade instalada de cerca de 450 MWp e atende mais de 130 mil clientes em diversos estados. “Esses recursos nos permitirão acelerar nosso crescimento que almeja alcançar uma capacidade instalada de 2 gigawatts-pico (GWp) com fazendas solares em 20 estados brasileiros”, conclui.
“Este é um momento muito importante para a nossa operação. Com os recursos, vamos impulsionar ainda mais nosso projeto de expansão e o cumprimento de nossa missão de levar acesso à energia solar a um número maior de clientes, solidificando nossa liderança entre os players de geração distribuída no Brasil”, completa o CFO da Órigo, Eduardo Bechara, reforçando os benefícios dessa operação.
Bechara reforça ainda que, aderentes às diretrizes da IFC, os projetos da Órigo são conectados às demandas socioambientais e estão alinhados também à agenda 2030 e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) que, entre as suas premissas, preconiza a garantia do acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
Desde o início da sua operação em 2017, os mais de 130 mil clientes da companhia, entre residências e pequenas e médias empresas, evitaram coletivamente a emissão de 450 mil toneladas de CO2 e tiveram uma economia de mais de R$ 180 milhões em suas contas de energia.
“Estamos contentes com essa parceria com a Órigo neste primeiro financiamento da IFC para um projeto de geração distribuída na América Latina. Embora a energia solar fotovoltaica em plantas de geração solar centralizada seja o principal motor do crescimento da energia solar do Brasil, a geração distribuída desempenha um papel fundamental na transição energética do país, pois oferece uma abordagem flexível e eficiente para a geração solar”, disse Manuel Reyes-Retana, diretor regional da IFC para a América do Sul.
“Este projeto está alinhado com a estratégia da IFC no Brasil e no restante da América Latina e Caribe, pois contribui para aumentar a geração de energia limpa e reduzir os custos de eletricidade para residências e pequenas empresas de maneira inovadora, ajudando o Brasil a alcançar suas ambiciosas metas de adaptação e resiliência climática”, acrescentou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].