[gtranslate]

Papel da energia solar na segurança energética brasileira 

Live transmitida pelo YouTube do Canal Solar aborda tema na terça-feira (12) às 18h
Papel da energia solar na segurança energética brasileira
Gilberto Camargos, diretor-executivo da SolarX Power. Foto: Arquivo pessoal

A segurança energética durante oscilações no fornecimento de energia será o tema da live da próxima terça-feira (12), com moderação do jornalista Henrique Hein e participação do convidado Gilberto Camargos, diretor-executivo da SolarX Power.

A segurança energética é um dos assuntos mais importantes na política interna do Brasil. O setor elétrico vem sofrendo com diversas oscilações na rede, o que tem impactado a vida de milhões de pessoas.

A energia solar é uma das formas de contribuir para solucionar esse problema. Para assistir à live, inscreva-se no canal do YouTube do Canal Solar clicando aqui.

Mais lives

AFCI: como as distribuidoras estão se adaptando à nova portaria do INMETRO

A nova portaria do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) sobre AFCI (Arc Fault Circuit Interrupter) estabelece requisitos técnicos e de segurança para o uso de dispositivos de interrupção de falhas de arco elétrico em sistemas elétricos, com o objetivo de prevenir incêndios e outros riscos relacionados a curtos-circuitos. 

Como as distribuidoras devem se posicionar para as novas adequações do INMETRO?

Armazenamento de Energia: Inversores Híbridos e ALL IN ONE

Dados da IEA (Agência Internacional de Energia) apontam que a capacidade instalada global de armazenamento de energia atingirá 1 TW até o final da década e mais de 5 TW ao final de 2050.

No Brasil, é esperado que as baterias de lítio cresçam anualmente de 20% a 30% até 2030, fazendo dos sistemas de armazenamento um investimento cada vez mais atrativo.

Qual o futuro do armazenamento de energia no país, apresentando inovações em inversores híbridos de 3 a 6 kW e até 50 kW para projetos residências e C&I?

O papel das baterias na inversão de fluxo 

Desde o ano passado, a expansão do setor elétrico no Brasil por meio da geração solar distribuída tem esbarrado em alguns entraves, sobretudo com a implementação de restrições para novas conexões à rede por parte de algumas distribuidoras, causando um anseio no segmento por soluções que sejam capazes de resolver os problemas relacionados a inversão de fluxo.

Atualmente, uma das possibilidades existentes para amenizar a situação é a utilização de baterias em novas instalações fotovoltaicas, uma vez que a solução permite o armazenamento da energia gerada pelo sistema sem que ela seja injetada na rede. 

Qual é o papel das baterias na inversão de fluxo

Serviço

Live do Canal Solar: Segurança Energética Durante Oscilações de Energia

Quando: 12 de novembro, às 18h 

Onde: YouTube do Canal Solar

Mais informações: Site do evento

Picture of Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcast.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.