1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Para brasileiros, energia solar é a 2ª solução mais eficiente contra mudanças climáticas

Conclusão faz parte de uma pesquisa encomendada pela 3M sobre a percepção das pessoas acerca da importância da ciência

Autor: 21 de dezembro de 2023Clima
2 minutos de leitura
Para brasileiros, energia solar é a 2ª solução mais eficiente contra mudanças climáticas

Foto: Pedro Henrique Bonadiman Conceição

A implementação de sistemas de energia solar é considerada pelos brasileiros a segunda principal tecnologia capaz de enfrentar as mudanças climáticas e evitar o aquecimento global do planeta. 

É o que revelam dados da sétima edição da pesquisa 3M State of Science Index (Índice do Estado da Ciência, na tradução para o português), um estudo anual que busca explorar a percepção das pessoas sobre a importância da ciência. 

O levantamento teve suas respostas colhidas entre os meses de setembro a dezembro de 2022. Foram ouvidas mil pessoas em cada um dos 17 países onde o estudo é realizado.

Além do Brasil, o levantamento também ouviu moradores dos Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Tailândia, Taiwan, Itália, Índia, China, Coréia do Sul, Japão, Hong Kong e Austrália.

Cada país apresenta uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais para cima ou para baixo, sendo o nível de confiança da pesquisa de 95%. 

As principais tecnologias que os brasileiros acreditam que podem ajudar o planeta a enfrentar os impactos futuros das mudanças climáticas são: 

  • Filtragem de poluição do ar (53%);
  • Painéis solares (52%);
  • Veículos elétricos e transporte acessíveis (48%); 
  • Alternativas ecológicas aos materiais de construção tradicionais (46%);
  • Utilizações inovadoras de recursos para reduzir desperdícios (43%). 

O estudo também aponta que os brasileiros são mais propensos que as demais nações do mundo em acreditar que o uso de painéis de energia solar podem ajudar a combater as mudanças climáticas. 

Por um lado, se 52% dos entrevistados brasileiros apontam a tecnologia fotovoltaica como uma ferramenta importante para isso, na média global, esse índice cai para apenas 44%.  

No Brasil, a maior parte das pessoas (92%) acredita que todas as escolas deveriam proporcionar aos alunos educação sobre as mudanças climáticas como parte essencial do seu currículo de ciências.

Além disso, 91% dos brasileiros também disseram que esperam que as empresas promovam mais esforços para que os consumidores tenham atitudes mais sustentáveis. O mesmo percentual concorda que as empresas precisam acelerar o desenvolvimento e a adoção de tecnologias e inovações que abordem as mudanças climáticas. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.