6 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Parceria apoia cidades brasileiras no uso de energia solar

ICLEI América do Sul e ABSOLAR lançam programa para ajudar municípios a financiar projetos fotovoltaicos

Autor: 18 de maio de 2022junho 2nd, 2022Parcerias
Parceria apoia cidades brasileiras no uso de energia solar

Governos locais serão orientados pelas entidade para a elaboração dos projetos. Foto: Pexels

A ICLEI América do Sul e a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) divulgaram uma chamada para o lançamento de uma parceira que tem como objetivo viabilizar a transição energética em cidades brasileiras a partir do uso da tecnologia fotovoltaica.

Por meio de apoio técnico, governos locais serão orientados pelas entidades para a elaboração de projetos financeiramente viáveis, visando à captação de recursos por meio de patrocinadores para a implantação dos sistemas solares.

A chamada para patrocínio integra a primeira fase do programa e está aberta às empresas interessadas até o dia 12 de junho. O chamado disponibiliza dois valores de cotas: R$ 20 mil ou R$ 60 mil. 

Em troca do recurso, os patrocinadores terão suas marcas divulgadas junto às ações de promoção do programa, que podem integrar outras iniciativas de sustentabilidade. 

Após o término do prazo da chamada para patrocinadores, será aberto o Edital para a escolha das cidades contempladas no “Programa de Transição Energética nas Cidades: Edificações Públicas Solares”. 

Os governos locais selecionados terão a chance de trocar experiências e se apropriar da metodologia de elaboração de projetos tecnicamente robustos e financiáveis, habilitando-se para aplicá-las à realidade local e obter financiamento para seus projetos de energia solar fotovoltaica. 

Nesta fase, as equipes técnicas do ICLEI, da ABSOLAR e de parceiros estratégicos vão aportar conteúdo para facilitar as interações e apoiar bilateralmente até 10 municípios selecionados. 

O programa terá duração de seis meses e deve ser implementado a partir do mês de julho. O anúncio da parceria firmada entre o ICLEI e a ABSOLAR ocorreu por meio de live, em 13 de abril, no Canal do ICLEI América do Sul no Youtube

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.