5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Parceria entre Governo do Ceará e Renovigi fomentará setor solar

Fabricante de kits fotovoltaicos instalará fábrica de geradores de energia solar no Complexo do Pecém

Autor: 30 de junho de 2021novembro 23rd, 2021Brasil
Parceria entre Governo do Ceará e Renovigi fomentará setor solar

O projeto prevê a produção de cerca de 600 sistemas de geração por mês

O número de unidades geradoras de energia solar no Ceará mais que dobrou de 2019 para 2020. Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), no período o número subiu de 4.346 para 10.397, uma alta de 139,23%.

E para aumentar esse número o Governo do Ceará e a empresa Renovigi Energia Solar assinaram um MoU (Memorando de Entendimentos) para instalação de um complexo de fabricação de geradores de energia solar no estado, com implantação de unidade produtora de sistemas fotovoltaicos e um centro de distribuição.

O objetivo da medida é fomentar o desenvolvimento local por meio de fontes renováveis. O projeto prevê a produção de cerca de 600 sistemas de geração por mês, ou seja, aproximadamente 7,2 mil sistemas por ano. 

“Atrair investimentos para o estado e ampliar a geração de empregos aos cearenses é nossa prioridade”, afirmou o governador do Ceará, Camilo Santana, após a cerimônia realizada na última sexta-feira (25), no Palácio da Abolição, sede do governo.

O primeiro passo será a instalação de uma unidade produtiva, que facilitará a logística da Renovigi. Segundo a fabricante, a nova unidade de montagem industrial mira o potencial de crescimento dos negócios na Região Nordeste.

“A escolha do Ceará foi estratégica para a Renovigi tanto pelos programas de incentivo aos renováveis deste estado como também pela infraestrutura. A unidade produtiva ficará dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o que facilitará que a matéria-prima chegue da Ásia pelos navios que atracarão no porto. Nesta primeira etapa de instalação, produção e distribuição de materiais, estamos prevendo investimento de R$ 150 milhões”, afirmou o presidente da Renovigi, Gustavo Müller Martins.

Mariana Zilli

Mariana Zilli

Atuou no Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) na mediação e no mapeamento de veículos de imprensa em funcionamento. Possui experiência como assessora de imprensa e produtora de conteúdo para redes sociais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.