4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Parceria visa ampliar ações destinadas às normas técnicas no setor FV

Acordo entre ABSOLAR e ABENDI prevê o uso de melhores práticas em ensaios de componentes, equipamentos e sistemas

Autor: 4 de novembro de 2022Brasil
2 minutos de leitura
Parceria visa ampliar ações destinadas às normas técnicas no setor FV

Acordo visa disseminar conhecimento sobre as melhores práticas e técnicas nas áreas da inspeção. Foto: Freepik

A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e a ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) celebraram um acordo de cooperação para ampliar ações conjuntas, destinadas às normas técnicas e melhores práticas recomendadas no setor fotovoltaico no Brasil.

A parceria também prevê o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à formação e capacitação profissional, uso de melhores práticas e tecnologias em ensaios e na inspeção de componentes, equipamentos e sistemas de energia solar, além da realização de eventos, com benefícios aos associados das duas entidades.

Dentre as prioridades de trabalho do acordo destacam-se: a realização de ações para promover aos seus associados assuntos de interesse comum, como o desenvolvimento de políticas públicas, programas e medidas para acelerar o crescimento da solar, com atenção aos temas de segurança, qualidade e preservação do meio ambiente.

“Tal parceria com a ABENDI amplia a colaboração das entidades em prol do avanço da fonte fotovoltaica no Brasil, em sintonia com as recomendações técnicas para qualidade, segurança, performance e durabilidade dos sistemas fotovoltaicos”, disse Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.

“Esta parceria fortalece a atuação da ABSOLAR em temas técnicos e normativos, para que possamos levar mais segurança e qualificação ao setor, empresas e profissionais do mercado”, apontou.

Para João Conte, diretor executivo da ABENDI, tal parceria permitirá o desenvolvimento de novas iniciativas conjuntas, especialmente em relação à difusão de conhecimento sobre as melhores práticas e técnicas nas áreas da inspeção e dos ensaios não destrutivos, via iniciativas de capacitação, certificação e eventos conjuntos, valorizando a segurança e do meio ambiente.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.