23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Petrobras vai investir em pesquisa para hidrogênio verde com energia solar

Para atender a planta piloto de eletrólise, a usina solar terá a sua capacidade ampliada de 1 MWp para 2,5 MWp

Autor: 14 de fevereiro de 2024Hidrogênio Verde
2 minutos de leitura
Petrobras vai investir em pesquisa para hidrogênio verde com energia solar

Usina Fotovoltaica de Alto Rodrigues, no Rio Grande do Norte. Imagem: Luiz Fernando Almeida Fontenele / Agência Petrobras

A Petrobras investirá R$ 90 milhões para estudar a produção de hidrogênio verde, realizando a eletrólise a partir da usina fotovoltaica de Alto Rodrigues, localizada no estado do Rio Grande do Norte. 

O desafio do estudo é entender o comportamento da produção do combustível considerando que a fonte de energia é intermitente. O projeto conta com a parceria do Instituto Senai de Energias Renováveis (ISI-ER).

Para atender a planta piloto de eletrólise, a usina solar terá a sua capacidade ampliada de 1 MWp para 2,5 MWp.

“Um dos grandes temas em relação ao hidrogênio de baixo carbono é a operação da tecnologia de eletrólise diretamente conectada à fonte de energia renovável, com suas características intermitentes. Este projeto tem como um dos seus objetivos avançarmos em nosso conhecimento sobre este tipo de operação”, disse Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade.

Segundo a Petrobras, o hidrogênio produzido também será utilizado para avaliar o desempenho da combustão do hidrogênio com o gás natural.

“Entre os benefícios para a empresa estão o desenvolvimento de conhecimento sobre o comportamento de equipamentos em função da mistura de hidrogênio ao gás natural, visando modelos de negócio de interesse da companhia. Esta é mais uma iniciativa que contribuirá para a análise de viabilidade econômica de projetos para produção de hidrogênio de baixo carbono e seus derivados”, afirma Jean Paul Prates, presidente da Petrobras.

Ao longo da parceria entre a Petrobras e o Senai ISI-ER destacam-se: a instalação de estação meteorológica e operação e manutenção de sistema fotovoltaico de alta concentração; estudos da influência dos efeitos térmicos na modelagem do recurso eólico e da geração fotovoltaica centralizada e seu impacto no sistema elétrico e o desenvolvimento de metodologias para medição e avaliação do potencial eólico offshore.

Curso Hidrogênio Verde: Tecnologias, Custos e Transição Energética do Brasil

 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.