A Prefeitura de Criciúma (SC) assinou, nesta terça-feira (13), um contrato para a construção da Fazenda Solar Nikola Tesla, no Parque dos Imigrantes, com o objetivo de abastecer 63 escolas públicas do município. O local terá capacidade para geração de 1 MW de energia por meio da fonte solar.
“Aqui, nesta área, que era um depósito de rejeito de carvão mineral, construímos o Parque dos Imigrantes e, agora, estamos construindo a Fazenda Solar Nikola Tesla, que vai gerar energia para todas as escolas do município”, disse Clésio Salvaro, prefeito da cidade.
Ao todo, serão 2,2 mil módulos fotovoltaicos de 550 W, representando um investimento de R$ 3,5 milhões. A estrutura foi desenvolvida em parceria com a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense).
A iniciativa faz parte do Programa Criciúma Sustentável, que destina quase R$ 40 milhões para projetos voltados ao desenvolvimento consciente e tecnológico do município. Com o programa, o município busca se tornar uma referência em Smart Cities.
O conceito envolve municípios que investem recursos em inovação e no desenvolvimento de soluções que melhorem a vida de seus habitantes em diversos quesitos, como segurança, abastecimento de água e uso de energias limpas para mitigar os efeitos do aquecimento global.
Em Criciúma, além da construção da Fazenda Solar Nikola Tesla, o programa também já aderiu a aquisição e instalação de iluminação pública com lâmpadas de LED e a substituição de mais de 100 veículos a combustão da frota municipal, composta por aproximadamente 300 automóveis, por veículos elétricos com motores movidos a energia de baterias recarregáveis.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].