3 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Geração de energia em 2023 emite menor taxa de carbono em 11 anos

Queda foi possível graças à maior entrada de fontes limpas de geração de energia elétrica no SIN, afirmou MME

Autor: 14 de fevereiro de 2024Brasil
2 minutos de leitura
Geração de energia em 2023 emite menor taxa de carbono em 11 anos

Foto: Freepik

O MME (Ministério de Minas e Energia) divulgou, nesta quarta-feira (14), que a geração de energia elétrica no Brasil em 2023 atingiu a menor taxa de emissão de carbono dos últimos 11 anos.

No ano passado, o SIN (Sistema Interligado Nacional) produziu, em média, cerca de 38,5 kg de dióxido de carbono por MWh gerado. Trata-se de um indicador quase duas vezes menor do que em relação a 2022, quando a taxa foi de 61,7 kg/MWh.

De acordo com o MME, a queda só foi possível graças à maior entrada de fontes limpas de geração de energia elétrica no SIN, o que ajudou a reduzir a dependência do país pelo acionamento das termelétricas – uma fonte de energia poluente e muito mais custosa.

Além disso, a Pasta destaca que as ótimas condições hídricas vivenciadas no ano passado, com chuvas acima do esperado, ajudaram a manter o nível dos reservatórios em bons níveis ao longo de todo o ano.

Ao todo, o Brasil contabilizou a entrada em operação comercial de 140 usinas eólicas e 104 plantas fotovoltaicas em 2023. O resultado disso: mais de 93% de toda a eletricidade produzida no país no ano passado veio de fontes renováveis.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.