21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

PL que visa a instalação de usinas FV em escolas e hospitais é aprovado no RN

O projeto de lei, do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), visa reduzir custos na administração pública

Autor: 28 de outubro de 2022Política
2 minutos de leitura
PL que visa a instalação de usinas FV em escolas e hospitais é aprovado no RN

Sessão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Foto: Reprodução

Foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (26), o projeto de lei que dispõe sobre a instalação de painéis solares fotovoltaicos nos hospitais, escolas e repartições públicas do estado.

A iniciativa, do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), visa reduzir custos na administração pública. De acordo com ele, o projeto é de suma importância, ainda mais considerando que o RN está entre os três estados com maior índice de radiação solar do país.

“O potencial de 780 a 800 W por metro quadrado é cinco vezes maior que o da Alemanha, um dos países que mais produzem energia solar no mundo”, destacou.

TJMS visa economia de R$ 4,8 mi com solar

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) terá uma economia anual estimada em mais de R$ 4,8 milhões com a instalação de um sistema fotovoltaico, previsto para entrar em operação a partir do ano que vem.

“Ainda que medidas de eficiência energética, como o uso de lâmpadas LED, seja realidade nestas edificações, o custo com energia elétrica no orçamento anual é muito representativo”, afirmou o TJMS.

A proposta se alinha com as questões ambientais, nas quais o uso de fontes alternativas de energia renovável surge como protagonista no cenário global, em que é presente a escassez de recursos.

Por isso, o TJMS iniciou em 2021 estudos de viabilidade técnico-econômica relativos à implantação de sistemas de energia fotovoltaica para atendimento das edificações do Poder Judiciário em MS.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.