19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

PL quer isentar ICMS da geração solar distribuída no Espírito Santo

Proposta será analisada pelas Comissões de Justiça, Minas e Energia e Finanças antes da votação

Autor: 24 de abril de 2023Política
2 minutos de leitura
PL quer isentar ICMS da geração solar distribuída no Espírito Santo

Meneguelli aponta que não há fato gerador para cobrança de ICMS sobre energia solar. Foto: Reprodução/Lucas S. Costa

O Projeto de Lei 277/2023, de autoria do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos-ES), propõe a isenção do ICMS para usinas solares conectadas pelo sistema de compensação de energia (geração distribuída), por entender que a energia injetada e compensada entre consumidores e distribuidoras não caracteriza operação de compra e venda de energia elétrica, portanto, não deveria ter a incidência do imposto.

De acordo com o PL, não será cobrado ICMS sobre as operações relativas à geração, produção, transmissão, compensação, fornecimento, distribuição e consumo da energia solar.

Para a concessão do benefício, a medida altera a legislação do ICMS – Lei Estadual 7.000/2001 – estabelecendo que a isenção será concedida até o limite da quantidade de energia injetada na rede de distribuição, somada aos créditos de energia ativa, originados no mesmo mês ou em meses anteriores.

Os créditos podem ser considerados na própria unidade consumidora ou em outra unidade de mesma titularidade, desde que o responsável tenha aderido ao sistema de compensação de energia elétrica por meio de geração de energia solar.

Na justificativa, o autor sustenta que a compensação de energia elétrica fotovoltaica injetada na rede não configura circulação jurídica da mercadoria, por isso, propõe a dispensa da tributação. “(…) não há [como] falar em hipótese de incidência do ICMS quando não estiverem presentes os seus elementos materiais constitucionalmente definidos, quais sejam, mercadoria, operação e circulação”, argumenta Meneguelli.

A matéria será analisada pelas comissões permanentes de Justiça; de Minas e Energia; e de Finanças, antes da votação pelo Plenário.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.