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Pós-venda: canal estratégico na relação entre empresa e cliente

O pós-venda é essencial para manter a prestação de serviço com o cliente, gerar fidelização e aumentar a credibilidade da marca

Autor: 3 de maio de 2021Opinião
4 minutos de leitura
Pós-venda: canal estratégico na relação entre empresa e cliente

Um bom relacionamento é essencial em qualquer troca entre empresa e cliente. Há quem (ainda) pense que esse relacionamento acaba quando a venda de um produto ou serviço é concretizada. 

Mas isso está muito longe de acontecer quando falamos de bens duráveis e prestação de serviços de longo prazo. 

Para esses, o pós-venda, que é a etapa que se inicia logo após a aquisição de um determinado produto ou serviço, é tão importante quanto a venda em si, além de ser um canal estratégico nessa relação.

Quando pensamos, por exemplo, no setor automobilístico, ao adquirir um carro, muitas vezes a concessionária nos oferece a primeira revisão gratuita ou um percentual de desconto para voltarmos após rodar 10 mil quilômetros. 

Pode até parecer que esse desconto na revisão é um presente para incentivar a venda, mas no fundo é uma estratégia para manter a prestação de serviço e o relacionamento com o cliente, além de agregar mais valor ao produto.

E essa dinâmica não é diferente no mercado de energia solar fotovoltaica. Afinal, o momento da compra é muito importante, mas o trabalho de pós-venda é essencial para manter a prestação de serviço com o cliente, gerar fidelização e aumentar a credibilidade da marca.

No caso da Ecori Energia Solar, que comercializa produtos que duram mais de 25 anos, o papel do pós-venda é estratégico e necessário para manter o cliente satisfeito, em especial no suporte aos nossos clientes revendedores para que eles possam garantir que as instalações sejam realizadas de forma correta nos seus clientes finais. 

Além disso, um bom pós-vendas, associado à educação ao consumidor por meio de treinamentos, ajuda a reduzir um possível passivo de manutenção e assegurar que os sistemas estejam funcionando ao longo do tempo.

O pós-venda também é primordial para o revendedor, pois como o gerador fotovoltaico é um produto de longa duração, o pós-venda é um canal direto para manter o contato, a prestação de serviços e a manutenção com o cliente. 

Além de ser um caminho para a realização de alguma venda adicional que agregue valor à venda que ele já efetuou anteriormente como, por exemplo, serviços de limpeza de painéis, revisões anuais e acompanhamento de monitoramento.

Para fazer um acompanhamento estratégico no gerenciamento de performance de sistemas fotovoltaicos, permitindo maior previsibilidade e velocidade no diagnóstico e na correção de eventuais falhas, a Ecori tem em seu portfólio de soluções uma linha de unidades de monitoramento da APsystems ofertadas ao mercado brasileiro, atualmente composta pelas Unidades de Comunicação de Energia, conhecidas como ECU-B, ECU-R e ECU-C.

Essas Unidades de Comunicação de Energia da APsystems são fundamentais nesse monitoramento, pois como coletam os dados dos microinversores, possibilitam que o time de pós-venda e o departamento técnico saibam o que está acontecendo em determinado sistema, de forma remota. 

O uso das ECUs no gerenciamento das usinas acarreta ganhos em todas as escalas. Para o cliente, a vantagem é ter acesso a todas as informações, saber quanto está gerando e poder acompanhar todo o seu sistema. 

Para o revendedor, as ECUs permitem visualizar quanto os clientes estão gerando, o grau de satisfação deles e identificar a necessidade de fazer alguma manutenção corretiva ou limpeza. E para a Ecori, porque por meio desses equipamentos é possível identificar problemas, agilizar questões do suporte, efetuar atualizações, mudar parâmetros, tudo de forma remota, otimizando tempo e deslocamento.

A Ecori é uma empresa de vanguarda no setor de energia solar fotovoltaica e sempre tratou o pós-venda como prioridade. Talvez por isso hoje o departamento de pós-venda é reconhecido como um dos melhores do mercado. 

Tal reconhecimento é fruto da capacidade do time, do nível técnico que a equipe tem e da disponibilidade de atendimento, que conta com plantões noturnos e aos finais de semana, sempre prezando pelo atendimento e suporte ao cliente.

Arthur Santini

Arthur Santini

Diretor da Ecori Energia Solar. Diretor Regional do projeto QuiloWatt do Bem no Noroeste Paulista, professor certificado na Fundação Getulio Vargas e professor de MBA em outras instituições. Atuou em auditoria pela KPMG e teve outras funções de liderança e consultoria em São Paulo, Campinas e São José do Rio Preto. É autor na área de tecnologia, com livro publicado pela Editora LCM – Ciência Moderna, do Rio de Janeiro.

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