24 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Preços de módulos ficam inalterados a duas semanas do Ano-Novo Chinês

Boletim da InfoLink Consulting aponta estabilidade dos valores praticados no mercado na quarta semana de 2024

Autor: 25 de janeiro de 2024Mercado
2 minutos de leitura
Preços de módulos ficam inalterados a duas semanas do Ano-Novo Chinês

Foto: Freepik

Com colaboração de Henrique Hein

Nesta quinta-feira (25), a InfoLink Consulting divulgou mais um boletim semanal sobre o comportamento dos preços dos equipamentos e insumos no mercado fotovoltaico.

Nos últimos sete dias, o que se observou foi uma estabilidade em toda a cadeia produtiva faltando pouco tempo para a chegada do Ano-Novo Chinês, em 10 de fevereiro. 

Historicamente, durante o feriado, há uma tendência de aumento de preços em razão da paralisação de atividades em setores cruciais, como na fabricação de insumos, produção de equipamentos e de serviços de logística para transporte marítimo.   

Por causa da festividade, alguns fabricantes chegam a aumentar os cortes na produção, enquanto que produtores aceitam menos pedidos, focando em projetos de utility scale.

Na semana anterior, a grande novidade havia sido a redução do preço dos módulos HJT (heterojunção), que haviam caído cerca de 3,1% no mercado internacional. 

Desta vez, o preço deste e dos demais módulos se mantiveram inalterados, o que também inclui os painéis com a tecnologia PERC; TOPCon e N-Type.

Polissílicio

O novo boletim atesta que, desde a semana passada, o setor vem tentando aumentar os preços do insumo no mercado, com grandes companhias negociando a matéria-prima com fabricantes de lingotes. No entanto, ainda é incerto se esse crescimento de preços vai de fato se concretizar. Até lá, o insumo segue sendo comercializado a US$ 21/kg.

Células

A oferta de células de alta eficiência esteve apertada, com o número de fabricantes caindo. Com isso, os principais produtores também tentaram subir os preços, mas sem sucesso imediato.

Moeda Chinesa

Apesar da estabilidade no mercado internacional, os preços do mercado interno chinês sofreram alterações, apesar de serem poucas. O preço dos módulos HJT teve seu valor em Yuan (RMB) caindo 1,6%. Além disso, os wafers N-Type de 182 mm e 210 mm caíram 1,6% e 2,4% respectivamente. Essas mudanças, porém, não causaram impactos significativos. 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Frederico Tapia

Frederico Tapia

Estudante de jornalismo pela UNESP do campus de Bauru. Possui experiência em produção de matérias jornalísticas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.