A volatilidade dos preços da energia elétrica no Mercado Livre brasileiro ao longo de 2024, impulsionada por um cenário de chuvas desfavorável, fez com que a negociação de contratos de energia atingisse níveis recordes na plataforma do BBCE (Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia).
De acordo com a instituição, o valor negociado triplicou em relação ao ano anterior, alcançando R$ 88,4 bilhões e mais de 100 mil contratos foram transacionados na plataforma – representando um crescimento de 324% em comparação com 2023.
Em termos de volume, foram 600 TWh negociados em 2024, um aumento de 74% em relação ao ano anterior e superior ao consumo total de energia no Brasil em 2023, que foi de 531,9 TWh.
Segundo o BBCE, os números foram impulsionado por uma combinação de fatores: seca severa, aumento da carga no sistema e maior volatilidade dos preços no mercado livre.
No entendimento da instituição, o crescimento reflete o amadurecimento e a expansão do mercado livre de energia no Brasil, exigindo cada vez mais rapidez, segurança e eficiência nas operações.
Do volume total operado em 2024, a maior parte envolveu contratos trimestrais (33%), seguidos dos mensais (30%) e anuais (27%).
A plataforma, que já lidera as negociações de contratos com entrega física, também ampliou sua oferta de derivativos, permitindo operações de hedge e atraindo ainda mais participantes ao mercado.
Com informações da Agência Reuters
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].