Uma economia de 4,5% do consumo total de energia no Brasil em 2023 foi gerada pelas ações de eficiência energética do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Equivalente ao consumo de mais de 12 milhões de residências ao longo do ano.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11), durante a apresentação de resultados do Procel 2024 (ano base 2023) por Thiago Barra, secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME (Ministério de Minas e Energia) e Silas Rondeau, presidente da ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional).
O consumo evitado pelas iniciativas de eficiência energética em 2023 aumentaram 8% em relação ao ano anterior, atingindo 23,91 bilhões de kWh de energia elétrica economizada.
Além disso, a energia economizada pelo Procel ajudou o país a evitar que cerca de 1,1 milhão de toneladas de CO2 equivalentes fossem liberadas na atmosfera, o que corresponde às emissões proporcionadas por 350 mil veículos à combustão durante um ano.
De acordo com Silas Rondeau, “esse resultado foi crescente à medida que as ações eram diversificadas e ampliadas com excelência em sua missão de promover a qualidade de vida e reduzir a conta dos consumidores e os impactos ambientais, incentivando a eficiência energética em diversos setores, como residencial, comercial, industrial e público”.
Para Thiago Barra, ao incentivar práticas sustentáveis de eficiência energética, o “programa desempenha um papel crucial na construção de um futuro mais produtivo, equilibrado e consciente em relação ao uso da energia elétrica”.
Procel
O Procel atua como o principal indutor de projetos em eficiência energética no Brasil. Entre as ações, está o Selo Procel, que fomenta e qualifica o desenvolvimento tecnológico e consequente aumento dos índices de eficiência energética de equipamentos de uso doméstico, comercial e industrial, assim como em edificações.
O programa foi transferido em 2023 para a ENBPar, que se tornou a responsável por manter parte dos ativos estratégicos do país após o processo de capitalização da Eletrobras.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].