PL prevê inclusão de sistemas solares na relação de equipamentos do SUS

Objetivo é reduzir custos operacionais e promover sustentabilidade ambiental; Câmara dos Deputados analisa a proposta
2 minuto(s) de leitura
PL prevê inclusão de sistemas solares na relação de equipamentos do SUS
SUS completará 32 anos no Brasil em setembro de 2024.. Foto: Ministério da Saúde/Reprodução

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados prevê a inclusão de sistemas de energia solar na Renem (Relação Nacional de Equipamentos e Materiais Permanentes) para o SUS (Sistema Único de Saúde). 

A Renem serve como um guia para as compras feitas pelas unidades de saúde pública. A proposta contempla painéis fotovoltaicos, inversores solares, montagem, cabos e demais acessórios necessários para o funcionamento do sistema, a fim de prover energia elétrica para unidades de saúde vinculadas ao SUS.

O projeto é de autoria do deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE). Para ele, a adoção de energia solar nas unidades do sistema único de saúde é um passo significativo em direção à redução da dependência de fontes fósseis. 

Além disso, ele ressalta que a autossuficiência energética garante que, mesmo diante de crises ou desastres naturais, os serviços de saúde possam “continuar operando, salvaguardando a saúde e a segurança da população”, disse ele. 

Magalhães lembra ainda que a energia elétrica é um dos maiores custos operacionais das unidades de saúde. 

“A implantação de sistemas fotovoltaicos permitiria uma significativa economia, liberando recursos para a compra de equipamentos, a melhoria da infraestrutura e a contratação de mais profissionais”, avalia o deputado.

Clodoaldo Magalhães, o autor da proposta. Fonte: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O parlamentar acrescenta que a medida também poderia estimular o mercado de energia solar, incentivando a inovação e o desenvolvimento tecnológico, e gerando empregos. 

“A presente proposta visa garantir o acesso a essa tecnologia sustentável e promover a modernização das unidades de saúde do SUS, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população brasileira”, comentou. 

No momento, o projeto tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados e será analisado pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal