20 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Proposta que cria Marco Legal da GD sofrerá mudanças

Alterações no texto substitutivo do PL 5829 serão feitas para obter consenso entre deputados e associações

Autor: 11 de agosto de 2021Brasil
2 minutos de leitura
Proposta que cria Marco Legal da GD sofrerá mudanças

Atualizado às 17h42

Associações do setor elétrico e deputados entraram em consenso para que o Marco Legal da GD (geração distribuída) seja votado na Câmara dos Deputados. Para isso, um novo texto substitutivo do PL 5829/19 será publicado nos próximos dias. 

“Ao longo do mês de julho e deste início de agosto várias reuniões aconteceram no Ministério [de Minas e Energia] com a participação da ANEEL, técnicos do ministério e representantes de todas as associações. Tiramos um texto para votarmos para ser o marco legal da micro e da minigeração distribuída e em breve colocaremos em pauta no Congresso com todo o apoio da mesa da Câmara”, afirmou o relator da proposta, deputado Lafayette de Andrada.

“A Câmara é o espaço da divergência, mas é um espaço da busca por construção de convergência. Esse acordo reafirma a força de democracia”, destacou Marcelo Ramos (PL-AM), vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Segundo Marina Meyer o direito adquirido será mantido por 25 anos para quem já estiver conectado à rede da Distribuidora e tiver o Parecer de Acesso assinado e os contratos firmados (direito adquirido) e quem se conectar durante o período de transição (12 meses).

“Outra mudança é que o sistema de escalonamento, que a cobrança vai ser custeada pela CDE, foi reduzido de oito anos para seis anos e mantém o prazo de 12 meses após a publicação da Lei para o período de transição”, acrescentou Marina.

O acordo foi protocolado nesta quarta-feira (11) e contam com as assinaturas de representantes da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), ABGD, INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa e Sustentável), Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e MME (Ministério de Minas e Energia). (Imagens abaixo).

Imagem de capa: Twitter/Reprodução

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.