14 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

Queda de energia afeta abastecimento de água em cidades da Grande SP

Sabesp informou que precisou realizar manobras operacionais para minimizar os prejuízos causados à população

Autor: 20 de novembro de 2023Setor Elétrico
3 minutos de leitura
Queda de energia afeta abastecimento de água em cidades da Grande SP

Sabesp lamentou transtornos causados aos moradores. Foto: Divulgação

Moradores de cinco cidades da Grande São Paulo tiveram o abastecimento de água interrompido neste domingo (19) por causa de quedas de energia elétrica causadas por fortes chuvas na área de concessão da Enel. 

O desabastecimento atingiu os municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires e só foi solucionado na manhã desta segunda-feira (20).

Nessas localidades, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) precisou realizar manobras operacionais e direcionar caminhões-tanque para os pontos mais afetados com o intuito de minimizar os impactos à população. 

A companhia informou que – devido à falta de energia elétrica ocorrida em decorrência das chuvas – o sistema de bombeamento que abastece os municípios acabou sendo interrompido, causando o desabastecimento de água.

A empresa também pediu para que os moradores que já estavam com o fornecimento normalizado realizassem o uso consciente de água, de modo a evitar desperdícios para os demais consumidores que ainda aguardavam o retorno da água em seus imóveis. 

Em nota, a Sabesp ainda lamentou os transtornos causados e informou que está à disposição dos clientes pelo telefone 0800-0550195, pela Agência Virtual, através do site www.sabesp.com.br, pelo aplicativo Sabesp Mobile e pelo WhatsApp (11) 3388 8000. 

Incidente recente

Na segunda-feira passada (13), duas quedas seguidas de energia prejudicaram o funcionamento de estações elevatórias de água e causaram o desabastecimentos em Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

Em ambas as localidades, a Sabesp precisou realizar manobras operacionais para minimizar os impactos no abastecimento de água para à população. A companhia, na oportunidade, também pediu desculpas pelo ocorrido. 

Apagão

No início deste mês, mais de 2 milhões de imóveis atendidos pela Enel, na região da Grande São Paulo, ficaram sem luz devido às fortes chuvas que atingiram a região e milhares de consumidores chegaram a ficar sem energia elétrica por mais de uma semana. 

Saiba mais

Por causa disso, a Enel sofreu com uma série de denúncias por parte de órgãos, como o Ministério Público.

Nesta sexta-feira (17), o Governo de São Paulo aplicou, via Procon, uma multa de R$ 12,7 milhões contra a distribuidora pela falta de energia e por descumprir o dever legal de prestação de serviços essenciais.

A infração tem o valor máximo previsto no Código de Defesa do Consumidor e se baseia nas reclamações feitas desde o dia 3 de novembro, quando aconteceu o temporal. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.