29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Queda de energia deixou mais de 15 mil imóveis sem acesso à luz no RJ

Moradores de Copacabana ficaram sem energia elétrica por cerca de 12 horas neste domingo (28)

Autor: 29 de janeiro de 2024Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Queda de energia deixou mais de 15 mil imóveis sem acesso à luz no RJ

Foto: Light/Reprodução

Mais de 15 mil apartamentos e estabelecimentos comerciais de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), ficaram sem energia elétrica por cerca de 12 horas neste domingo (28).

O problema começou às 8h30 em diversas ruas e o motivo para a interrupção no fornecimento de energia conta com duas versões, uma da Light e outra da Polícia Militar.

A distribuidora alega que um furto de cabos da rede subterrânea da companhia teria causado superaquecimento e falhas no sistema, afetando o fornecimento de luz na região. 

Já a Polícia Militar, contudo, destacou que não recebeu nenhum chamado sobre furto de cabos e sustenta a tese de que um incêndio foi o motivo para a queda de energia.

Furto de cabos

Independentemente da versão da Light estar correta ou não, um fato que não se pode negar é que os crimes envolvendo furtos de cabos de energia é um problema recorrente no Rio de Janeiro

De acordo com a Light, somente na rede subterrânea da distribuidora, o volume de cabos furtados acumulou um crescimento significativo em 2023 na comparação com 2022. 

No ano passado, foram mais de 16 mil metros de cabos subtraídos, o que representou um aumento de 160% em relação ao ano anterior, quando pouco mais de 6 mil metros de fios foram levados. 

Em 2023, os crimes desta natureza fizeram com que mais 190 mil clientes ficassem sem luz no Estado. Para recompor o material levado, a Light informou que precisou gastar quase R$ 4 milhões.

A concessionária informou que vem buscando alternativas para combater os crimes. Uma das soluções é a substituição da matéria-prima dos cabos, trocando cobre por alumínio, que tem menor valor comercial.

Impactos na conta de luz

Além de impactos para as empresas, os crimes envolvendo furto de cabos afetam diretamente o bolso dos consumidores, uma vez que quanto mais se tem perdas não técnicas, mais cara fica a conta de luz, conforme explicado em reportagem do Canal Solar. Acesse o link e saiba mais, clicando aqui

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.