26 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Senado estuda criar frente parlamentar para discutir avanço da eletromobilidade

Frota de veículos eletrificados em circulação no país já é ultrapassa 79 mil veículos e deve passar de 100 mil no

Autor: 2 de março de 2022maio 23rd, 2022Brasil
Senado estuda criar frente parlamentar para discutir avanço da eletromobilidade

Projeto de resolução é de autoria do senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado Federal estuda criar uma frente parlamentar que tem como objetivo defender o tema da eletromobilidade no Brasil. 

O colegiado, com isso, visa debater o desenvolvimento sustentável da tecnologia como forma de favorecer o surgimento de cidades inteligentes com o uso das energias renováveis.

O Projeto de Resolução 64/2021, de autoria do senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), aponta a importância de debater o avanço da eletricidade na mobilidade urbana, citando, por exemplo, o uso e avanço de veículos elétricos ultracompactos. 

No documento, o parlamentar destaca, ainda, os dez anos de vigência da Lei 12.587, de 2012, completados em 3 de janeiro, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, com o objetivo de integrar os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território nacional. 

Dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) mostram que o mercado de veículos eletrificados no Brasil começou o ano de 2022 a todo vapor, com  2.558  emplacamentos nos primeiros 30 dias do ano. 

Trata-se do melhor mês de janeiro de toda a série histórica da entidade, representando um crescimento de 93% sobre 1.321 emplacamentos registrados no mesmo período do ano passado e de 63% sobre janeiro de 2020 (1.568).

Leia também

Carregador bidirecional alimenta equipamentos e casas a partir do veículo elétrico

Projetos de engenharia adaptam tomadas para carregar veículos elétricos

Desde 2012, a frota de automóveis e comerciais leves eletrificados em circulação no país já é de 79.817 unidades, devendo passar de 100 mil no início do segundo semestre, segundo projeções da ABVE

“O crescimento dos eletrificados no Brasil é muito positivo, pois começa a colocar o país no mapa global das novas tecnologias. Precisamos ampliar a descarbonização da mobilidade com a ampliação do etanol, dos híbridos flex e também dos elétricos a bateria, que são hoje a maior tendência mundial”, destaca o presidente da ABVE, Adalberto Maluf. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Um comentário

  • Marcos disse:

    São Incríveis as possibilidades do mercado de energia pelos anos vindouros. Estou com um ano como prossumidor e desde então lendo muito sobre esse mundo. Torço para que nosso país estabeleça políticas que continuem a favorecer os investimentos das Pessoas Físicas e Jurídicas no avanço energético e sustentabilidade.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.