1 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Sete estados brasileiros já contam com energia solar em 100% dos municípios 

Números apurados pelo Canal Solar também mostram que a GD solar já está presente em mais de 97% das cidades do país

Autor: 10 de dezembro de 2021dezembro 13th, 2021Brasil
Sete estados brasileiros já contam com energia solar em 100% dos municípios 

GD solar já está presente em mais de 97% dos municípios brasileiros. Foto: Solar Energy Brasil

Sete estados brasileiros e mais o Distrito Federal (DF) já contam com sistemas fotovoltaicos no segmento de GD (Geração Distribuída) instalados em todos os seus municípios. 

É o que aponta um levantamento do Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Na região Norte, todos os 52 municípios que compõem o estado de Rondônia já possuem ao menos um sistema de energia solar instalado em telhados, fachadas e terrenos de pequeno e médio porte. Ao todo, já são cerca de 6,6 mil kits fotovoltaicos em funcionamento na unidade federativa. 

No Nordeste, os números são ainda melhores: 4,4 mil e 22 mil sistemas acoplados à rede em Alagoas e no Ceará, respectivamente. No estado alagoano, todos os 97 municípios já geram energia solar, enquanto que, no Ceará, esse número é de 184. 

Descendo o mapa geográfico do país, encontra-se a região Sudeste, onde a fonte solar está presente em 100% das 78 cidades do Espírito Santo. No Rio de Janeiro, o mesmo também acontece nos 92 municípios cariocas. Juntas, as duas localidades acumulam pouco mais de 48,3 mil sistemas instalados. 

Já nas regiões Sul e Centro-Oeste, os estados do Rio Grande do Sul, com 497 cidades, e de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com 141 e 79, respectivamente, fecham a lista das unidades federativas nacionais que, por enquanto, contam com sistemas de GD solar em todos os seus municípios. 

Solar pelo Brasil 

Em todo o Brasil, a fonte solar já está presente em 5.406 das 5.770 dos municípios, o que representa um pouco mais de 97% do total e uma geração de mais de 7,85 GW de potência instalada por meio de 706,2 mil sistemas em operação. 

Para Bruno Catta Preta, diretor comercial da Genyx, todos esses dados traduzem a força que a fonte fotovoltaica possui no Brasil. “A Energia solar está trazendo desenvolvimento, economia para as pessoas, oportunidades de emprego e está se tornando cada dia mais conhecida, mais popular e mais acessível”, disse ele. 

O executivo também celebrou o fato de que logo mais outros estados também atingirão a marca. “Um deles, provavelmente, será Minas Gerais, que é líder na produção de energia solar fotovoltaica. É um estado muito grande, com 853 municípios, mas faltam apenas 7 cidades para também entrar nessa lista de estados brasileiros que tenham pelo menos uma instalação em 100% das suas cidades”, pontuou. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.