Uma usina de energia solar localizada em Dourados (MT) foi alvo de criminosos, que furtaram cabos de cobre, equipamentos elétricos e ainda provocaram danos à estrutura da unidade. O caso foi registrado pela Polícia Militar e será investigado pela Polícia Civil.
Conforme o boletim de ocorrência, funcionários da empresa responsável pela usina foram até a propriedade na última quinta-feira (30) e encontraram o local com sinais de invasão. Durante a vistoria, foi constatado o desaparecimento de diversos materiais utilizados no sistema fotovoltaico.
Após constatar o crime, os funcionários da empresa acionaram a Polícia Militar, que realizou o registro da ocorrência. Segundo o registro policial, os criminosos teriam desligado a energia do local e tornado o monitoramento inoperante, o que facilitou a ação.
Os criminosos furtaram a fiação de 136 módulos fotovoltaicos, além de 1.500 metros de cabo de cobre, oito DPS (dispositivos de proteção contra surtos) e 16 fusíveis. Além do furto, os invasores causaram danos à própria usina.
O caso foi enquadrado como furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo e encaminhado para investigação pela Polícia Civil, que buscará identificar os autores e esclarecer as circunstâncias da invasão.
Como minimizar prejuízos em usinas solares?
O furto de cabos e equipamentos em sistemas fotovoltaicos tem preocupado cada vez mais proprietários de usinas solares pelo Brasil.
Nos últimos anos, o Canal Solar publicou diversas reportagens mostrando o aumento desse tipo de ocorrência, além de especialistas explicando quais medidas podem ajudar a minimizar os riscos.
Entre as recomendações estão a instalação de sistemas de monitoramento com alimentação por baterias ou nobreaks, capazes de continuar funcionando mesmo em caso de corte de energia, o reforço do cercamento das propriedades, sensores perimetrais e iluminação adequada.
Confira abaixo algumas das reportagens sobre o tema:
- Do cobre aos inversores: o que é furtado em usinas solares e como prevenir?
- Sistema de monitoramento impede furto de cobre em usina solar; três homens são presos;
- Como evitar furtos de cabos em usinas solares?;
- Furto em usina solar gera prejuízo de R$ 250 mil; saiba como se proteger.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Comentários
Os comentários são moderados antes da publicaçãoOs comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.