1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Sistemas de energia limpa no campo crescem 40% em nove meses no RenovaPR

Programa paranaense que visa fomentar a geração de fontes renováveis para produtores rurais virou até case internacional

Autor: 23 de janeiro de 2024Brasil
2 minutos de leitura
Sistemas de energia limpa no campo crescem 40% em nove meses no RenovaPR

Implantação de sistemas de energia limpa no campo dá um salto no Paraná. Foto: IDR/Divulgação

A geração de energia com uso de fontes renováveis no Paraná já soma mais de 7,6 mil projetos instalados por meio do programa RenovaPR, que busca estimular a transição energética nas zonas rurais paranaenses. 

Trata-se de um aumento de quase 40% no número de conexões em nove meses, já que em abril de 2023 o programa contabilizava pouco mais de 5,5 mil sistemas instalados. 

Criado em 2021, o programa acumula hoje mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos, com juros subsidiados pelo Banco do Agricultor Paranaense – pelo qual o Governo do Estado concede subvenção econômica à tomada de crédito para investimentos que busquem ampliar e modernizar a produção agropecuária.

Todo esse volume representa um aumento que supera em quatro vezes os valores acumulados até abril do ano passado, que na época somavam R$ 300 milhões. 

Geração cada vez mais renovável

Atualmente, na área rural do Paraná, cerca de 18% da energia gerada vem de fontes renováveis, o segundo melhor índice do Brasil, perdendo apenas para o estado de Minas Gerais (21,1%). A energia solar é o principal componente dessa transformação.

De acordo com o Estado, a geração própria de energia limpa pelos agricultores traz economia, melhora a competitividade dos produtos paranaenses e possibilita uma produção mais sustentável. Entre as principais cadeias beneficiadas pelo programa na região estão a avicultura e a bovinocultura leiteira, além da agroindústria

Em novembro do ano passado, o RenovaPR foi tema na Conferência Internacional sobre Participação Pública e Tecnologias da Informação promovida pelo Consórcio E-Planning e pelo Departamento de Estudos Urbanos do Massachusetts Institute of Technology, em Cambridge, nos Estados Unidos.

RenovaPR

O RenovaPR é uma iniciativa voltada aos produtores interessados tanto na instalação de sistemas de energia solar quanto de biodigestores que transformam a biomassa em energia. Para dar andamento ao projeto, o produtor precisa entrar em contato ou buscar informação nos escritórios do IDR-Paraná.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.