2 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Solar e eólica concentram mais de 80% dos projetos em fase de construção

São 168 usinas solares e 145 empreendimentos eólicos em implementação no país, segundo a ANEEL

Autor: 28 de agosto de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Solar e eólica concentram mais de 80% dos projetos em fase de construção

Foto: Freepik

O Brasil tem 383 projetos de GC (geração centralizada) em fase de construção iniciada, sendo 313 deles (mais de 80% do total) oriundos de empreendimentos fotovoltaicos e eólicos, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Neste momento, são 168 usinas de energia solar e 145 usinas eólicas em fase de implementação no país – que conta também com 37 projetos termelétricos em fase construção, o que representa menos de 10% do total.

A ANEEL também registra que estão em construção outros 33 empreendimentos de energia, sendo 28 de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas); três CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas), além de mais uma usina termonuclear e outra hidrelétrica. 

Os números contabilizados pela Agência mostram ainda que todas as novas usinas em fase de construção somam uma capacidade outorgada de 18,8 GW. A maior parte delas é de empreendimentos fotovoltaicos, com 6,64 GW previstos para entrarem em operação comercial nos próximos anos. 

Leia também:

Na sequência, aparece a potência outorgada por usinas de geração: eólica (5,86 GW); termelétricas (4,58 GW); termonucleares (1,35 GW); pequenas centrais hidrelétricas (358 MW); hidrelétricas (49 MW) e por centrais geradoras hidrelétricas (6 MW). 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.