A Datlaz, empresa de inteligência de dados, divulgou nesta segunda-feira (3) um levantamento com as usinas de energia solar e eólica que registraram os maiores fatores de capacidade no mês de dezembro de 2024.
Trata-se de um conceito que, em linhas gerais, representa o quanto um empreendimento consegue gerar de energia em relação ao seu máximo possível.
Na geração solar, o destaque foi a Usina Solar Salgueira III, da Canadian Solar, que atingiu um fator de capacidade de 35,22% no mês.
O parque, localizado em Pernambuco, utiliza módulos fotovoltaicos da própria Canadian, trackers da Array Tech e inversores da Sungrow.
Além disso, a Datlaz ressaltou o desempenho positivo dos equipamentos da Nextracker e Array Tech, presentes em 52% e 40% das 25 usinas mais bem ranqueadas, respectivamente.
“Para os painéis, a Canadian lidera o ranking totalizando 68% de presença nas usinas. Já para os inversores temos Sungrow, Huawei, Ingeteam, WEG e TBEA na lista de destaques”, informou a empresa.
Já para a fonte eólica, o destaque ficou por conta do grupo investidor Serena Energia (Omega), com 76% de participação entre as 25 maiores usinas, além de ocupar as 15 primeiras posições no ranking.
Em seus parques, notou-se um fator de capacidade próximo aos 90%, principalmente no complexo Porto do Delta, no Piauí.
“Aliado a essa performance, destacamos a presença das máquinas da GE Energy que se une ao grupo investidor como destaque do mês”, informou a Datlaz.
Além destes aparecem no ranking, também, os aerogeradores da Vestas e da Siemens-Gamesa. “Não podemos deixar de citar os grupos investidores Elera, Serena, Echoenergia Participações S.A e EDP Renováveis”, ressaltou a empresa de dados.
Para conferir o dashboard completo sobre o fator de capacidade das usinas solares e eólicas listadas pela companhia e outras informações, basta clicar neste link.
Fator de capacidade
O FC (fator de capacidade) de uma usina solar ou eólica é um indicador que mede a eficiência de geração de energia em relação ao seu potencial máximo.
O indicador é expresso em porcentagem (%) e compara a energia real gerada em um período específico (geralmente um mês ou ano) com a energia que a usina poderia gerar se operasse na sua capacidade máxima 100% do tempo, sendo calculado da seguinte forma:
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].