6 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Sudeste atinge 500 mil UCs e se aproxima dos 4 GW em GD solar

Modalidade também já está presente em mais de 99,7% dos municípios que compõem a região

Autor: 23 de junho de 2022Indicadores
Sudeste atinge 500 mil UCs e se aproxima dos 4 GW em GD solar

Sudeste é a região que domina os números gerais da GD solar no Brasil. Foto: Intelbras

A região Sudeste do Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de UCs (Unidades Consumidoras) recebendo energia a partir da fonte solar e, de quebra, também se aproximou dos 4 GW de potência instalada em sistemas fotovoltaicos no segmento de GD (geração distribuída). 

Os números levantados pelo Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), mostram que – até o começo da manhã desta quinta-feira (23) – a quantidade de UCs na região praticamente dobrou em relação ao mesmo período do ano passado: 272,6 mil para as atuais 501,3 mil unidades. 

Com relação ao volume em potência instalada, a GD solar já possui 3,97 GW em imóveis residenciais, comerciais, industriais, rurais e empreendimentos do Poder Público nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. 

Além disso, quando comparada às demais regiões do Brasil, o Sudeste ainda é a localidade que domina os números gerais em GD solar, não somente por ter a maior potência instalada e os maiores registros em termos de UCs, como também por ter a maior quantidade de sistemas instalados: 406,8 mil do total de cerca de 1,05 milhão. 

Os números levantados mostram ainda que a GD solar já está presente em mais de 99,7% dos municípios que compõem o sudeste brasileiro: 1.663 do total de 1.668. A ANEEL, contudo, não divulga quais são os nomes das cinco cidades que, por enquanto, ainda não possuem sistemas fotovoltaicos instalados. 

O que se sabe apenas é que quatro delas estão localizadas em São Paulo e a outra em Minas Gerais. Já os estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro tem 100% de seus municípios com pelo menos um sistema de energia solar no segmento de GD.  

Número de cidades com GD solar, por estado, na região:

  • São Paulo: 641 do total de 645 (99,3%);

  • Minas Gerais: 852 do total de 853 (99,8%);

  • Espírito Santo: 78 do total de 78 (100%);

  • Rio de Janeiro: 92 do total de 92 (100%).

“A região Sudeste, apesar de não ter a melhor irradiação nacional, é a grande motriz do pais. Em nossa região, estão concentrados os principais polos industriais, comerciais e financeiros, e, consequentemente, a maior geração de renda e emprego qualificado”, explica Jussie Guimarães, diretor executivo da ENAG Solar, empresa com sede em Barueri (SP) e que oferece soluções para o setor. 

“Isso faz com que as pessoas que aqui residam, tenham condições financeiras ou acesso a crédito, que possibilitem a aquisição dos sistemas FV’s. Não é atoa que o Sudeste possui uma grande quantidade de empresas integradoras, o que faz com que seja difundida com maior escala a ideia de implantar a tecnologia nos lares e empresas”, concluiu Guimarães, que além de diretor executivo da empresa, foi aluno dos cursos do Canal Solar. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.